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Dia Nacional do Trânsito

Comemorado no dia 25 de setembro, o Dia Nacional do Trânsito foi estabelecido com da criação do Código de Trânsito brasileiro (Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997)…
25/09/2018

Dados comprovam que as campanhas nacionais de trânsito deveriam ser mais eficazes

Comemorado no dia 25 de setembro, o Dia Nacional do Trânsito foi estabelecido com da criação do Código de Trânsito brasileiro (Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997). A partir desta data, foi lançada em todo o País a Semana Nacional de Trânsito, cujo objetivo é conscientizar as pessoas sobre o seu comportamento em vias terrestres, seja como motorista, seja como pedestre.

Em todo o País, de 18 a 25 de setembro, foram realizadas diversas atividades alusivas à campanha, inclusive em escolas, a fim de mostrar para crianças e adolescentes que a segurança no trânsito é fundamental e que todos nós somos responsáveis pelo que fazemos nas vias. Em Porto Alegre, a Semana Nacional de Trânsito encerra com um seminário aberto ao público no campus da Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Já em São Paulo, haverá projeções em faixas de pedestres da Avenida Paulista. No Rio de Janeiro, o encontro será na Biblioteca Parque Estadual para um bate-papo sobre o tema.

Quando nos referimos a acidentes de trânsito, as estatísticas são alarmantes no Brasil. Segundo dados divulgados no último boletim semestral da Seguradora Líder, os homens se envolvem mais em acidentes do que as mulheres e, portanto, são os principais beneficiários das indenizações pagas pelo seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).

Só no primeiro semestre de 2018, a Líder pagou um total de R$ 193.914,00. Desse valor, 75% foi destinado a vítimas do sexo masculino. Entre os veículos automotores, a motocicleta representou 76% dos ressarcimentos, sendo 74% casos de invalidez permanente, 18% de DAMS (reembolso de despesas médicas e hospitalares) e 8% de morte. Os motociclistas mantêm o comportamento dos anos anteriores, com o maior índice de indenizações pagas, apesar deles serem apenas 27% da frota nacional.

Ainda de acordo com a administradora do consórcio DPVAT, a maior incidência de acidentes no intervalo ocorreu ao anoitecer, representando 23% das indenizações, seguidas do período da tarde (21%), noite e manhã (17%), amanhecer (12%) e madrugada (10%). Em relação as regiões brasileiras, a que mais recebeu indenizações da Líder foi a região Nordeste com 59.425 casos, seguida do Sudeste, que corresponde a 58.254 ressarcimentos no primeiro semestre do ano.

Categorias: Notícias
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