Não são somente o (re) cadastramento e a Identidade Digital que temos para agradecer à Susep. Agora, Solange Vieira assinou uma Norma que diminuiu consideravelmente a responsabilidade pela guarda de documentos obrigatórios.
O prazo de guarda anterior era de 20 anos e agora foi reduzido para cinco anos. Esse fato diminuiu o espaço de armazenamento, o peso dos papeis e o volume de documentos sob nossa guarda obrigatória.
Inclusive, eu sei, por exemplo, que a corretora de seguros de Santos, Angela, ficou muito feliz em saber que poderá destruir milhares de papeis armazenados num depósito.
Eu mesmo, aliás, tenho um espaço de mais de 100 metros quadrados para guardar esses documentos. A partir de agora, cuidarei pessoalmente da destruição do excesso. Lógico que tanto a Angela, como eu, temos armazenado os documentos de forma digital, mas 20 anos é tempo pra lá de longo.
Portanto, agradecemos ao governo por medidas tão importantes. Dedicamos, também, aos técnicos da Susep o nosso reconhecimento e, especialmente, à nossa empatia com a gestora Solange Paiva Vieira.
Entretanto, temos que perguntar: Por que isso não foi feito antes?