Cotação Seguro de Vida

Olá, sou o gentil, quero conhecer um pouco de você.

É rápido, basta preencher os dados abaixo e selecionar a forma de atendimento.

Cotação Seguro Residencial

Olá, sou o gentil, quero conhecer um pouco de você.

É rápido, basta preencher os dados abaixo e selecionar a forma de atendimento.

Cotação Seguro Empresarial

Olá, sou o gentil, quero conhecer um pouco de você.

É rápido, basta preencher os dados abaixo e selecionar a forma de atendimento.

Cotação Seguro Automóvel

Olá, sou o gentil, quero conhecer um pouco de você.

É rápido, basta preencher os dados abaixo e selecionar a forma de atendimento.

Cotação Seguro Pessoal

Olá, sou o gentil, quero conhecer um pouco de você.

É rápido, basta preencher os dados abaixo e selecionar a forma de atendimento.

Seguradoras abandonam corretores e diminuem atendimento humano em favor da IA e atendimento robótico

Em um mercado competitivo como o de seguros, é fundamental que as empresas mantenham um equilíbrio entre a utilização da IA, do atendimento robótico e o atendimento humano
27/03/2023

Não é de se rir, boa parte das seguradoras parece ter abandonado o corretor de seguros, em busca de diminuir o atendimento humano em favor da inteligência artificial (IA) e do atendimento robótico. Em contrapartida, parece também que os corretores são responsáveis por fazer praticamente tudo o que as seguradoras não mais se envolvem.

Essa situação tem gerado um impacto negativo nesta profissão, pois os consumidores estão cada vez mais insatisfeitos com a falta de atendimento e assistência das seguradoras, por sofrerem as consequências dessa disrupção. Além disso, esses mesmos corretores, em redundância, que são responsáveis por intermediar a relação entre as seguradoras e os consumidores, estão sobrecarregados e têm encontrado dificuldades em lidar com a falta de suporte por parte das seguradoras.

Em um mercado competitivo como o de seguros, é fundamental que as empresas mantenham um equilíbrio entre a utilização da IA, do atendimento robótico e o atendimento humano, garantindo que os consumidores recebam uma ação personalizada e de qualidade. Além disso, as seguradoras precisam valorizar a parceria com os corretores, oferecendo suporte e treinamento adequados, para que possam desempenhar seu papel com excelência.

É importante destacar que a tecnologia tem um papel fundamental no mercado de seguros, e a IA e o atendimento robótico podem ser importantes ferramentas para melhorar a eficiência e a precisão dos processos. No entanto, as seguradoras não podem esquecer que a relação humana é essencial para a fidelização dos clientes e para o sucesso do mercado de seguros como um todo.

Diante desse cenário, é fundamental que as seguradoras repensem sua estratégia de atendimento e valorizem o papel dos corretores, buscando um equilíbrio entre a tecnologia e o atendimento humano. Somente assim será possível garantir a satisfação dos consumidores e o sucesso do mercado de seguros.

 

Armando Luis Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros

9 respostas para “Seguradoras abandonam corretores e diminuem atendimento humano em favor da IA e atendimento robótico”

  1. Verdade, as Seguradoras quase não fornecem atendimento humano como há pouco tempo atrás, nem aos Segurados e nem aos Corretores. Segurados descontentes descarregam suas súplicas nos Corretores. As Seguradoras não entendem que tem Segurados que tem idade avançadas e também aqueles que não tem conhecimento em tecnologia.

  2. Esses atendimentos robotizados só causam stress… Cliente no momento em que mais precisa de suporte e atendimento da seguradora, passa por esse aborrecimento, é confuso e no final não consegue o atendimento que precisa.

  3. Concordo em gênero, número e grau. Está cada vez mais difícil obter pareceria com as Seguradoras.

  4. Precisa mandar esta dica como reclamação para as cias, para a Fenseg e para o sindicato das seguradoras, pois está insuportável falar com máquinas e tb com pessoas q não resolvem nada

  5. Meu querido amigo e companheiro de profissão é muito pertinente sua observação, e vejo que poucos corretores estão atentos a esta situação de abandono por parte das seguradoras, e ao contrário de adverti-las acabam também participando do uso exagerado da IA e a robótica, e desta forma perdemos força de lutarmos unidos por esta reinvindicação tão preocupante por parte das seguradoras e alguns corretores. Mais uma vez quero parabeniza-lo pela excelente matéria e observação, conte comigo sempre.

  6. Infelizmente é uma dura realidade, quando ocorre algum problema nos atendimentos centralizam tudo no comercial que não dá conta de tantas pendencias para resolver. Uma solução eficiente é abrir reclamação no Procon e Susep.

  7. As seguradoras estão cada vez mais afastando do público, tudo é AI ou ROBÓTICA.

    O mercado de seguros no Brasil é muito competitivo, tem os SEGUROS PIRATAS, e para piorar o abandono por parte das seguradoras para os segurados e corretores.

  8. Realmente, estamos sendo jogados de lado no que se refere ao atendimento personali\ado, ou físico. Quando se tem dúvida, mandam você entrar no Chat, que muitas das vezes não responde o que você quer.
    O que tem feito os Sindicatos? Nada. Só propaganda.
    Lamentável.A situação está difícil.

  9. Caro Armando, boa noite,
    Muito pertinente e assertivo nas sua colocações.
    O mercado como um todo, transferiu a maior parte do seu trabalho para os Corretores de Seguros, sem pagar nada por isso, pois a comissão que recebemos seria somente para intermediarmos a venda do seguro. Porem desde do ano passado, de acordo com Lei 14.430, deixou de ser uma simples liberalidade dos Corretores, pae 03/08/2022, passou a ser obrigação, com a sua promulgação, tudo por conta do CAPÍTULO V – DISPOSIÇÕES FINAIS, onde provavelmente o lóbi das Seguradoras penduraram um jaboti gigante, que oficializou os serviços transferidos durante tds estes anos, uma vez que esta lei originalmente seria para: Regulamentar a emissão de Letra de Risco de Seguro (LRS) por Sociedade Seguradora de Propósito Específico (SSPE).
    Temos que continuar lutando e agora com a aplicação indescrinada do atendimento eletronico e IA, que para piorar denominam de Inteligencia Artificial, quando deveria ser Burrice Artificial, e não temos mais os canais de seres humanos para reclamar. Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Gente Seguradora - 2024 - Todos os direitos reservados.
× Como posso te ajudar?