Neste período de pandemia, o Detran SP decidiu que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode ser emitido digitalmente. Essa mudança atende a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº180/19, que estabelece a substituição do CRLV em papel por meio eletrônico.
O licenciamento digital já está disponível para ser obtido de forma online e ainda pode ser salvo e até impresso em papel comum pelo site do Detran, Denatran ou pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT”, que está disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS.
No estado de São Paulo, as unidades do Detran-SP estão fechadas por tempo indeterminado e, mesmo com a normalização das atividades, o envio do CRLV pelos Correios não estará mais disponível.
Para acessar o aplicativo, o login é realizado com os dados do cadastro no portal de serviços do Denatran, informando o CPF e a senha. Os usuários novos precisarão realizar o cadastro, fazendo o passo a passo informado.
Para o CRLV ser emitido, o veículo precisa estar com todos os seus débitos vinculados devidamente quitados, inclusive o Seguro DPVAT.
O calendário é definido de acordo com o número final da placa. Veja a ordem de pagamentos da taxa de licenciamento. Nesses mesmos prazos vence a legalidade do veículo em circular pelo País.