DPVAT
Foto: Reprodução | Texto: David Ferrari
24/04/2018
0 Comentário(s)

Campeão de fraudes no DPVAT, Ceará tem quadrilha desmantelada

O município de Boa Viagem, no Ceará, estado líder no ranking nacional de fraudes praticadas contra o seguro DPVAT…

O município de Boa Viagem, no Ceará, estado líder no ranking nacional de fraudes praticadas contra o seguro obrigatório DPVAT, amanheceu na terça-feira 10 sob a ação de um forte esquema policial organizado para desarticular uma quadrilha de criminosos que agia na região burlando o seguro. A investida cumpriu oito mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão, todos com autorização da Justiça.

Denominada Lampana, a operação prendeu seis suspeitos, dentro os capturados, há dois policiais civis e dois guardas municipais. Outros dois envolvidos seguem foragidos. Trata-se de um médico e um intermediário acusado de fazer a ponte entre vítimas ou familiares e a Seguradora Líder.

Participaram da operação, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), juntamente com a Promotoria de Justiça da Comarca de Boa Viagem e os integrantes do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc), com o apoio da Polícia Civil do Ceará e da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança e Sistema Penitenciário (CGD).

O grupo criminoso era especializado na prática de crimes como estelionato, falsidade ideológica e de documento público, uso de documento falso e corrupção ativa e passiva. Todos esses crimes foram praticados contra o seguro DPVAT no município de Boa Viagem e cidades vizinhas.

Segundo o Ministério Público do Ceará, a investigação teve início em maio do ano passado, depois de recebidas várias informações da população sobre ações ilícitas. Com o monitoramento e acompanhamento dos vários membros da organização criminosa, foram detectadas as suas ações, que eram voltadas para a prática de fraudes contra o seguro DPVAT.

Há pelo menos três anos, o Ceará lidera o ranking nacional de ações lesivas detectadas contra o seguro DPVAT, segundo dados da Seguradora Líder. Em 2015, o estado respondia por 26,5% do total Brasil, fatia que caiu para 19,1% em 2017 – ainda assim alta. O segundo no ranking é Minas Gerais, com 16%. No Ceará, foram comprovadas 3.350 fraudes no ano passado de um total Brasil de 17.550 ocorrências. No Nordeste, Ceará está disparado em 1º lugar, com 43,4% do total de fraudes comprovadas na região no ano passado. A segunda colocação fica com a Bahia (12,1%).

Proteja-se com a

× Como posso te ajudar?