A profissão de Corretor de Seguros vem atraindo cada vez mais pessoas. Segundo dados oficiais da Susep, desde que o novo sistema para cadastro e recadastramento de Corretores de Seguros foi implantado no final de abril de 2020, 21.697 novos profissionais foram registrados. Isso representa uma média de 943 novos cadastros feitos a cada mês, ou ainda mais de 30 a cada dia.
No mesmo período, foram recadastrados 95.668 Corretores de Seguros, pessoas físicas ou jurídicas. No final da tarde desta segunda-feira (14 de março), o sistema contabilizava um total de 117.365 Corretores aptos a atuar no mercado de seguros, dos quais 65.365 são pessoas físicas e outros 52 mil, empresas.
Apenas em São Paulo, atuam, no momento, 50.059 Corretores de Seguros.
Vale lembrar que a decisão da Susep de realizar o recadastramento dos Corretores de Seguros que já possuíam registro profissional anterior à publicação da MP 905/2019 em conjunto com o cadastramento dos novos Corretores, foi anunciada no dia 24 de abril de 2020.
Em comunicado, a antiga diretoria da autarquia, comandada por Solange Vieira, esclareceu, na ocasião, que a medida seria mais eficiente, propiciando assim, “uma base de dados única e uma redução significativa dos erros que o sistema estava apresentando em casos de consulta à base antiga”.
Contudo, o novo sistema também gerou muitas falhas e foi bastante questionado pela categoria, inclusive por ser realizado no auge da pandemia.