Notícias
14/03/2017
0 Comentário(s)

Líder resiste à mudança de modelo no DPVAT

A Seguradora Líder, gestora exclusiva do DPVAT, saiu em defesa do sistema que dá sustentação atualmente a esse seguro obrigatório do trânsito. A troca de modelo é tese da qual discorda, mas se diz aberta…

A Seguradora Líder, gestora exclusiva do DPVAT, saiu em defesa do sistema que dá sustentação atualmente a esse seguro obrigatório do trânsito. A troca de modelo é tese da qual discorda, mas se diz aberta a sugestões de “melhorias no processo operacional”. Para a companhia, o sistema em vigor oferece “maior facilidade” aos beneficiários no acesso e recebimento da indenização, devido à “capilaridade de pontos de atendimento” no território nacional.

Na avaliação da Líder, expressa em nota encaminhada ao @GenteDPVAT, as propostas de mudanças que vêm sendo feitas se assemelham ao sistema de gestão que vigorava no passado, quando o segurado contratava o DPVAT em companhia de livre de escolha. Em caso de acidente, contudo, segundo ainda a nota, muitas vezes a vítima não tinha como formalizar o pedido de indenização, por desconhecer a seguradora do proprietário do veículo causador do acidente.

Mais adiante, a Líder propõe que qualquer mudança no modelo de gestão seja precedido de amplo debate entre todas as partes envolvidas, inclusive com a participação de entidades representativas da sociedade.

Abaixo, a íntegra da nota oficial da Seguradora Líder, assinada pelo presidente-executivo, José Ismar Alves Tôrres:

Nota da Seguradora Líder-DPVAT

A Seguradora Líder-DPVAT, sempre aberta a sugestões de melhorias no processo operacional, entende que o modelo atual oferece maior facilidade aos beneficiários para acessar e receber a indenização do Seguro DPVAT em todo o território nacional. Prova disso é a capilaridade dos mais de 7 mil pontos de atendimento, distribuídos entre as Seguradoras Consorciadas, Sindicatos de Corretores, Corretores Parceiros, Correios e outros.

Pode-se ainda registrar que este modelo concedeu maior solidez às operações pela responsabilidade solidária de todas as Seguradoras e a administração centralizada das provisões técnicas, garantindo o pagamento das indenizações em todo o território nacional para toda a população brasileira.

As propostas de mudanças que vêm sendo feitas se assemelham ao sistema de gestão que vigorava no passado, quando os proprietários de veículos contratavam o Seguro DPVAT em seguradora de sua livre escolha e, em caso de acidente, o beneficiário era obrigado a identificar essa seguradora para formalizar o pedido da indenização. Muitas vezes isso não era possível, porque nem sempre o proprietário do veículo causador do acidente mantinha contato posterior com as vítimas, deixando de informar em qual seguradora o veículo estava acobertado.

Por essas e outras peculiaridades, destacando-se principalmente a abrangência nacional do Seguro DPVAT, a Seguradora Líder propõe que qualquer sugestão de mudança no modelo de gestão seja precedido de amplo debate entre todas as partes envolvidas, inclusive com a participação de entidades representativas da sociedade.

Por fim, independentemente de qual seja o modelo da operação, a parceria com o Corretor de Seguro é importante para ampliar o acesso da população aos benefícios do Seguro DPVAT, considerando a expertise deste profissional que oferece um atendimento de qualidade.

Proteja-se com a

× Como posso te ajudar?