Inovação, Tecnologia
Texto: David Ferrari
15/05/2023
1 Comentário(s)

Gente Seguradora lança laboratório de tecnologia com foco na aceleração de projetos e inovação

Laboratório contribui para o desenvolvimento de profissionais da área de tecnologia e para o mercado de seguros como um todo, além de favorecer o crescimento da região

A pandemia do Coronavírus acelerou alguns processos tecnológico, resultando numa alta demanda por profissionais da área de TI, trazendo escassez para o mercado por falta de mão de obra qualificada.

A Gente Seguradora sempre foi uma Companhia que forma os seus profissionais, no sentido de ser uma escola para aqueles que querem se desenvolver. E isso não seria diferente com a área de Tecnologia da Informação, que vem sofrendo bastante nos últimos anos com a falta de profissionais de alto desempenho.

Confira abaixo um breve relato do Willian Domingues Coelho, responsável pelo laboratório de tecnologia em Bagé, Rio Grande do Sul:

Ao analisar a equipe de TI da Gente Seguradora a partir de outra perspectiva, percebemos que boa parte dos talentos não pertenciam a região metropolitana de Porto Alegre. Em função disso, começamos a especular melhor as universidades e profissionais emergentes que buscavam oportunidade de crescimento.

Foram realizadas algumas contratações para atuação home office que geraram ótimos resultados. Com isso a equipe de TI remota da Gente Seguradora foi aumentando, até que surgiu a ideia de investir num laboratório voltado à tecnologia para incentivar ainda mais o crescimento destes profissionais.

O laboratório funciona como uma empresa de tecnologia focada em acelerar os projetos que, atualmente, já são conduzidos pelo time da Gente Seguradora, na matriz da Companhia, em Porto Alegre. Porém, com uma perspectiva um pouco diferente, acrescentando novas ideias e com o objetivo contínuo de buscar inovação. Esse ambiente do laboratório foi pensado de forma a promover a criatividade, incentivo ao time e em trazer novas soluções.

No momento o laboratório tem quatro desenvolvedores, um analista de business intelligence (BI) e um gestor para coordenar os projetos. Está com 50% da sua capacidade prevista para a alocação de profissionais.

Nosso objetivo é continuar investindo na formação de jovens nas mais variadas funções relacionadas à tecnologia.

Esse trabalho será conduzido em parceria com as universidades da região. Além disso, a médio prazo, deverá ser implantado no laboratório um núcleo específico voltado à inovação, sendo este apartado do time de desenvolvimento atual. Dessa maneira, iremos garantir que a Gente Seguradora continue competitiva no mercado com relação a produtos, sistemas e qualidade de atendimento.

Proteja-se com a

× Como posso te ajudar?