A reportagem do Diário do Grande ABC, de quinta-feira, 27 de julho, destacou que desde janeiro de 2015, início da série histórica do InfoSiga – Sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo) -, 701 motociclistas morreram em sinistros de trânsito na Grande São Paulo. O Head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi consultado pela reportagem e comentou sobre esses dados e possíveis medidas para redução de ocorrências.
Conforme apresentado pela matéria, apenas no primeiro semestre deste ano, 52 condutores vieram a óbito – 48% do total de 108 – o maior número para o mesmo período desde o começo da contagem, há oito anos. “Estou todo quebrado de acidentes”, disse Wellington Rodrigo Mendes. No Dia Nacional do Motociclista, o entregador de 33 anos mostrou as cicatrizes nos braços, pescoço e cabeça enquanto relembrava a história de cada uma delas. Trabalhando na profissão há cinco anos, o motociclista passou perto, por diversas vezes, de entrar em uma estatística negativa da região.
Segundo os dados do InfoSiga, nos primeiros semestres de 2015 a 2018, os motociclistas não eram as principais vítimas do trânsito da região. A partir de 2019, quando 46% (50 de 109) dos registros de óbito foram de condutores de moto, o número de mortes na categoria está em ascensão: 40% em 2020, 42,50% em 2021, 43% em 2022, até chegar na marca registrada em 2023: 48%.
Para Pedro Borges, o aumento no uso da motocicleta por parte da população no período mencionado, tanto para viagens casa/trabalho quanto para a prestação de serviços, como o motofrete, profissão de Wellington, acaba aumentando a exposição ao risco de ocorrências de trânsito, o que, por sua vez, pode contribuir também para a elevação no número de mortes no trânsito.
“Acredito que as medidas de mitigação devem envolver duas frentes em conjunto: fiscalização e educação. Quando consideramos os principais fatores de risco na condução de uma motocicleta – excesso de velocidade, o não uso do capacete, e o uso do celular durante a condução – a intensificação por parte do poder público com a realização de campanhas educativas podem auxiliar na redução desse cenário”, avaliou Pedro Borges.