No dia 24 de julho, o Valor Econômico veiculou uma matéria informando que a Susep (Superintendência de Seguros Privado) colocou o Brasil na rota dos dez países que estão aptos para testar o sandbox regulatório, objetivando o estímulo à inovação no setor de seguros.
Entre 20 de julho e 19 de agosto, o Edital selecionará dez projetos considerados inovadores que tenham foco em tecnologia e modernização de produtos e serviços e que tragam redução de custos para o consumidor. A ação é coordenada em parceria com o BC (Banco Central) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Os projetos selecionados serão avaliados pela Susep durante o período de três anos até terem maturidade para ser operacionalizados sob as regras do mercado tradicional. “A flexibilização regulatória procura viabilizar as empresas que queiram começar a operar neste mercado, cuja regulamentação é forte e hostil para quem não é do meio. Mas só quesitos regulatórios são flexibilizados. Não flexibilizaremos aspectos legais”, explica Eduardo Fraga, diretor da Susep.