Trânsito
23/12/2025
0 Comentário(s)

Comprar e vender carro pelo celular já é realidade no Brasil

Nova função da Carteira Digital de Trânsito (CDT) permite iniciar a venda do veículo pela internet, sem cartório e com mais praticidade para o cidadão.

Vender ou comprar um carro ficou mais simples e menos burocrático. Agora, é possível iniciar a transferência de um veículo de forma digital, diretamente pelo celular, usando a Carteira Digital de Trânsito (CDT), serviço integrado ao portal gov.br.

A nova funcionalidade reduz etapas presenciais, diminui o uso de papel e torna o processo mais claro e rápido. A venda de veículos, tradicionalmente associada à burocracia e à perda de tempo, passa a ganhar um formato mais simples, direto e acessível, marcando mais um passo do serviço público brasileiro rumo ao ambiente digital.

Para a venda digital, primeiramente, é necessário instalar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito no celular e acessar o sistema com uma conta gov.br de nível prata ou ouro. O atendimento é imediato após a identificação pelo número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

O serviço é feito pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), órgão responsável pela política de trânsito no país. A nova funcionalidade permite que a comunicação de venda do veículo seja feita totalmente pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, sem a necessidade de reconhecimento de firma em cartório, etapa comum no modelo tradicional.

Na prática, o vendedor acessa o aplicativo, faz login com a conta gov.br e seleciona o veículo que deseja vender. Em seguida, informa os dados da negociação e do comprador. Depois da conferência das informações, o comprador recebe a solicitação no próprio aplicativo e realiza a assinatura digital. Todo o processo é feito com validação por biometria facial, o que garante mais segurança à transação.

Após o comprador aceitar a venda, o vendedor também precisa assinar digitalmente a intenção de venda. A partir desse momento, o antigo proprietário deixa de ter acesso ao documento digital (CRVL-e) do veículo.

Mesmo com a venda iniciada online, o comprador ainda precisa comparecer ao Departamento Estadual de Trânsito para realizar a vistoria e concluir a transferência do veículo, procedimento que costuma ser finalizado em até um dia.

Qualquer pessoa pode utilizar o serviço, desde que seja proprietária ou futura proprietária de um veículo e more em um dos 22 estados que já aderiram ao sistema. Outro requisito é que o documento do veículo, conhecido anteriormente como Certificado de Registro de Veículo ou Documento Único de Transferência (antigo CRV/DUT) tenha sido emitido a partir de 4 de janeiro de 2021.

Proteja-se com a