“A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam se matam entre si, por decisão de velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam”. Erich Hartmann
Erich Hartmann foi um piloto de caça nazista, participou de cerca de 1400 combates aéreos e era um ás da aviação alemã.
Convictamente, não estou citando-o por causa de sua participação na guerra ou de sua doutrinação, mas pela experiência que ele teve em escrever essa frase, que reflete uma realidade em todos os tempos de nossa história humana.
Agora, essa nova loucura! Depois da pandemia, uma guerra entre povos. Preparada durante muito tempo e sem pensar na dor humana, mas simplesmente na desculpa da bandeira…
E isso não acontece somente entre países, mas entre pessoas também!
Porém, o interessante diz respeito ao nosso mercado, sempre sujeito, como qualquer outro, a volatilidade da realidade humana.
Sabemos que o desejo russo e o interesse do ocidente se sobrepõem a qualquer diálogo, mas nossa indústria deve se manter coerente, harmoniosa e agindo pela paz.
No modo contínuo, a preocupação de que esse começo de guerra e invasão feita pela Rússia não consiga gerar uma guerra mundial e nem destruir as indústrias e povos do mundo do mundo.
Agora é ver como se comporta o nosso mercado frente às oscilações econômicas e o desenvolver do conflito, depois uma pandemia.
Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros