A Superintendência de Seguros Privados (Susep) vai publicar, nos próximos dias, o terceiro edital do “sandbox” regulatório, programa que tem por objetivo selecionar projetos inovadores e sustentáveis do mercado de seguros. Segundo o regulador do setor, o novo edital foi aprovado em reunião ordinária do conselho diretor, realizada na quarta-feira (10).
O sandbox tem como um de seus objetivos ampliar a competição, além da expansão do setor de seguros, aumento da eficiência e uma atenção ao atendimento das necessidades dos consumidores.
O terceiro edital marca uma nova fase para o programa. Isso porque o processo não tem prazo final e receberá propostas de forma contínua. Nessa nova leva de seleção, a Susep vai priorizar projetos voltados à transformação ecológica e à inovação tecnológica.
“O objetivo é alinhar o programa ao Plano de Transformação Ecológica do Governo Federal”, indicou a autarquia. “Para os projetos com inovação tecnológica, espera-se ampliar o acesso da sociedade a produtos e serviços”, complementou.
Nos dois primeiros editais, a Susep selecionou 32 projetos, dos quais 21 receberam autorização para operar no sandbox. Das 21 empresas que entraram no programa, duas passaram a ter autorização definitiva para atuar como seguradora.
Assim como nas edições anteriores, os projetos aprovados poderão permanecer no ambiente experimental pelo prazo máximo de 36 meses.