DPVAT, Notícias, Seguros
Foto: David Ferrari (edição) | Texto: David Ferrari
04/06/2019
0 Comentário(s)

Solange Vieira vai acabar com o monopólio do DPVAT

Excesso de denúncias e estrutura de monopólio desagradam nova superintendente

Solange Vieira está na SUSEP desde março e a autarquia tem passado por algumas mudanças, pois está sendo preparada para a junção com a Previc, responsável por planos de previdência fechada. A minuta da fusão já está com o Ministério da Economia e agora é lá que será decidido se isso acontecerá por meio de Medida Provisória ou por Projeto de Lei.

Solange, na coletiva de quarta-feira (29), diz que mexer no DPVAT é uma prioridade da SUSEP. “Já identificamos alguns problemas. Ele tem um índice de denúncias elevado, funciona sobre uma estrutura de monopólio, o que nos dá uma sensação de desconforto, e estamos pensando em como podemos regular um novo modelo que atenda melhor a população. Há uma convocação da Câmara dos Deputados para discutir o assunto e estaremos lá para tornar a discussão pública”, comentou.

A superintendente disse ainda que o modelo atual do DPVAT não está bom para ninguém. “Ele tem um alto índice de reclamações e cria uma série de problemas por ser um monopólio”, afirmou.

Há muito tempo o país assiste as denúncias contra o sistema DPVAT. A Seguradora Líder que administra o consórcio já foi, inclusive, alvo de investigações do Ministério Público de Minas Gerais e da Operação Tempo de Despertar, da Polícia Federal.

Não é a primeira vez que a necessidade de mudanças no DPVAT é apontada dentro da própria SUSEP. Em 2018, a área técnica da autarquia já falava em mudar o atual modelo que não favorece a livre concorrência no DPVAT. Uma auditoria independente já foi contratada e sugeriu mudanças no sistema. Depoimento de funcionário graduado da SUSEP fala claramente sobre as fraudes.

Espera-se agora que a nova superintendente possa, de fato, efetuar mudanças no sistema que há tempos se fazem necessárias.

 

Proteja-se com a

× Como posso te ajudar?