Os funcionários da Superintendência de Seguros Privados (Susep) também resolveram entrar na luta contra supostas irregularidades praticadas no seguro DPVAT, com conivência da direção do órgão. A iniciativa dos servidores, através da sua representação sindical, o SindSusep, foi tomada na quinta-feira, 8 de março, quando o comando do sindicato protocolou junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma denúncia contra diretoria da autarquia, conforme relata o blog do jornalista Lauro Jardim, do Globo.
O documento do SindSusep, conforme a nota assinada por Clarissa Stycer, aponta indícios de que a direção do órgão de supervisão do mercado de seguros brasileiros “tem sido conivente com irregularidades na administração do seguro DPVAT”. O DPVAT é obrigatório para donos de veículos e gerido pela Seguradora Líder, um consórcio de seguradoras.
A nota lembra que, em 2016, o TCU constatou uma série de problemas que estariam tornando o DPVAT mais caro do que deveria. Foram observados gastos antieconômicos e modelo de gestão da Seguradora Líder foi questionado. E acrescenta:
“Segundo o sindicato, a diretoria da Susep toma decisões contrárias a pareceres técnicos do órgão. E permite, assim, que as irregularidades na Líder continuem.”