Nos últimos dois anos, mais de 63 mil mortes foram causadas pela violência no trânsito, o que representa, em média, 86 óbitos por dia ou pouco menos de quatro mortes a cada hora. Os dados foram divulgados pela Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT, para marcar a celebração do “Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito”, celebrado no último dia 18 de novembro.
De acordo com a Seguradora Líder, a motocicleta foi a responsável pela maior parte desses acidentes: cerca de 76%, que envolveram, principalmente, os próprios condutores. Além disso, mais de 26 mil acidentes fatais envolveram jovens entre 18 a 34 anos, faixa considerada economicamente ativa.
A Seguradora Líder apurou ainda que, das mortes registradas no período e indenizadas pelo Seguro DPVAT, 65% estavam concentradas nas regiões Sudeste e Nordeste, onde os estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro representaram, juntos, 46% das ocorrências.
De acordo com o Superintendente de Operações da Seguradora Líder, Arthur Fróes, a realidade do trânsito brasileiro é preocupante e, por essa razão, é preciso ter atenção, educação e respeito às leis. “O país tem indicadores graves, com alto número de vítimas todos os anos. É preciso ter mecanismos de proteção para as vítimas, como o Seguro DPVAT, além de investimentos em conscientização, prevenção e formação dos motoristas”, afirma.
Através da divulgação de análises contínuas dos indicadores estatísticos, a Seguradora Líder, além de apresentar um cenário atual do trânsito brasileiro, tem como objetivo fornecer importante instrumento para apoiar governos e instituições no planejamento de políticas de educação cada vez mais efetivas em todo o país.