Seguros
08/04/2025
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Seguro de vida fica pop e conquista espaço no dia a dia das famílias brasileiras

Com novos formatos, coberturas voltadas para o presente e benefícios que vão da saúde emocional ao lazer, o seguro de vida se reinventa para conquistar popularidade, apostando em experiências de cuidado e planejamento

Esqueça aquela ideia antiga de que seguro de vida só serve em caso de morte. Em 2025, ele virou um pacote de cuidado contínuo, com mimos, terapia, cobertura para doenças, check-up e até streaming incluído. Ainda há a opção de contratá-lo para presentear alguém querido. Um presente que vale para o agora e não apenas para o depois.

Na Gente Seguradora, o produto  “Gente Vida” é uma proteção personalizada, pensada sob medida para atender às necessidades específicas de cada pessoa ou empresa. Além das tradicionais coberturas para morte e invalidez, há cobertura adicional para doenças graves e seguro viagem para momentos de lazer.  Um presente que vale para o agora, não apenas para o depois.

Atualmente, o seguro de vida inclui sessões com psicólogo e nutricionista, proteção financeira, opções de cuidado para a saúde física e emocional até em tempo real. Além de check-ups, há seguros que preveem uma segunda opinião médica internacional.

Por isso, o seguro de vida ficou mais pop: mais próximo das famílias modernas, levando a elas autocuidado, planejamento e amor.

O seguro de vida já foi alvo de preconceito no passado e, em alguns contextos, ainda pode ser mal compreendido. As razões para esse preconceito têm a ver com a falta de informação. No passado, o seguro de vida tinha a conotação de estar ligado à morte. Hoje, é um produto pensado para quem deseja viver intensamente.

Outros enxergam o seguro de vida como algo inútil, em que o contratante paga e outros usufruem. Isso criava uma sensação de desperdício ou desconfiança sobre o valor real do produto.

No Brasil, a falta de educação financeira contribui para que o seguro de vida seja visto como desnecessário ou supérfluo, quando comparado a outras prioridades mais imediatas. Na verdade, o seguro de vida deve fazer parte do planejamento financeiro para a família em situações de emergência.

No entanto, a falta de informação e a pouca divulgação sobre os benefícios adicionais que o seguro de vida pode oferecer ainda em vida sempre dificultaram a expansão desse produto. No Brasil, muitas pessoas ainda priorizam o seguro do carro em detrimento do seguro de vida.

Para mudar essa mentalidade aos poucos e criar uma relação afetiva com o cliente, seguradoras têm adotado uma abordagem mais moderna, oferecendo desde o primeiro dia de contrato benefícios como acesso gratuito a canais por assinatura.

Com os esforços das seguradoras e a crescente conscientização da população sobre a importância do seguro de vida, o produto arrecadou R$ 13,64 bilhões — um aumento de 16,1% em relação ao mesmo período de 2023, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep). A expectativa do setor é de crescimento contínuo.

 

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