O Brasil continua enfrentando altos índices de roubos e furtos de celulares. Dados recentes indicam que, no primeiro bimestre de 2025, a cidade de São Paulo registrou quase 30 mil ocorrências de roubos e furtos de celulares, o que equivale a um aparelho subtraído a cada três minutos, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP).
O combate aos roubos e furtos de celulares, bem como à receptação dos aparelhos, além de ser um trabalho da polícia, também pode contar com a ajuda da população que tiver contato com algum aparelho roubado.
A partir de agora, quem ativar um celular com alerta de bloqueio emitido pelo programa Celular Seguro, vai receber uma notificação avisando que se trata de um aparelho roubado, furtado ou perdido. Quem passa por isso deve solicitar o bloqueio no Modo Recuperação, na ferramenta Celular Seguro.
Com a emissão da mensagem de alerta, o Ministério da Justiça quer devolver às vítimas o celular roubado ou furtado, identificar o autor do crime, que muitas vezes revende o aparelho a pessoas que desconhecem sua procedência, e também combater a prática criminosa.