No dia 26 de Julho de 2018, a Polícia Rodoviária Federal recebeu na Unidade Operacional de Mossoró, um requerimento formulado pelo suposto condutor de uma motocicleta, pleiteando a confecção de um Boletim de Acidente de Trânsito referente a um acidente que teria ocorrido no km 35 da BR-405, na noite do dia três de junho deste ano, na cidade de Mossoró.
Foi juntado ao requerimento a qualificação de um suposto passageiro; fotografias do veículo envolvido e um boletim de atendimento médico, ao passageiro da motocicleta, realizado pelo SAMU.
Após análise da documentação apresentada, a PRF encontrou inconsistências nas argumentações apresentadas e entrou em contato com o requerente, para prestar esclarecimentos sobre o fato.
Durante a conversa com o suposto condutor, ficou evidenciado que na verdade, a pessoa que teria se envolvido no acidente, era a pessoa apresentada como o suposto passageiro. Este, além de não ser habilitado, estava sob efeito de bebida alcoólica, tendo sido inclusive autuado e preso pela Polícia Rodoviária Federal no dia da ocorrência.
Diante das evidências de fraude para se obter a indenização do seguro DPVAT, o requisitante foi detido e encaminhado à delegacia da Polícia Federal e autuado por uso de documento falso e por falsidade ideológica.
Esta foi à segunda tentativa de fraude diagnosticada este ano, em Mossoró. No mês de março outro condutor que também se envolveu em acidente sob efeito de bebida alcoólica, tentou burlar a seguradora, preenchendo um documento de trânsito eletrônico (e-Dat) com informações inverídicas. Ele foi identificado e convocado para prestar esclarecimentos.
A PRF enfatiza que os recursos tecnológicos utilizados pela instituição, facilitam a identificação de possíveis artifícios para burlar e fraudar documentos públicos. Portanto, alerta a população para os riscos de quem pretende auferir vantagens utilizando-se de meios ilegais.
Informações: PRF