Conforme antecipado por @GenteDPVAT na edição passada, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) decidiu terça-feira, 19 de dezembro, reduzir os preços do seguro obrigatório DPVAT para 2018, exceto para motocicletas e motonetas (categoria 9), que permanecem com prêmio tarifário de R$ 180,65 em vigor neste exercício, depois sofrer corte de 37% sobre o valor do ano anterior, como aconteceu para todas as categorias de veículos.
A redução para 2018 veio ainda maior que a esperada por fontes do mercado consultadas por @GenteDPVAT. A previsão, conforme antecipado, era de um corte de até 20%. O corte oficial, definido pelo CNSP semana passada, foi de 35%. Com a nova queda, os preços do seguro DPVAT despencaram quase 60% (exatos 59%) em apenas dois anos. Grande parte desse processo de decréscimo é atribuído a um controle mais efetivo das fraudes, que nos últimos tempos ajudaram a inflar o custo do seguro.
Ao justificar a queda dos preços, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) informou que realiza análise tarifária do seguro DPVAT anualmente e que a redução do prêmio para 2018 foi baseada nas conclusões da avaliação atuarial do grupo de trabalho instituído no âmbito do próprio órgão. Até anos atrás, o órgão era acusado, com severas críticas, de simplesmente acatar as informações fornecidas pela gestora do seguro, a Seguradora Líder.