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16/06/2025
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Pix automático, em vigor nesta semana, promete revolucionar pagamentos recorrentes

Nova funcionalidade do Banco Central permite débitos automáticos para contas de energia, escolas, seguros, academias e mais, com custo menor para empresas e adesão gratuita para consumidores

Em vigor desde segunda-feira (16), a  nova funcionalidade do Banco Central (BC), chamada Pix Automático,  permite o pagamento automático de contas recorrentes, via Pix, de energia, telefonia, escolas, academias, condomínios, assinaturas, seguros, entre outras. Para os consumidores, a adesão é gratuita.

A novidade promete ser uma mão na roda para empresas que recebem pagamentos periódicos, já que o Pix , hoje, é a forma de pagamento com o menor custo operacional, superando boletos e cartões. Além disso, espera-se redução na inadimplência e ampliação da base de clientes, especialmente em um cenário com mais de 160 milhões de usuários de Pix no país.

Até então, as seguradoras aceitavam apenas o Pix manual, com QR Code ou linha digitável, o que exigia ação do cliente a cada parcela. Com o Pix Automático, basta uma única autorização para que os débitos periódicos ocorram automaticamente, respeitando os parâmetros definidos pelo cliente: valor máximo, periodicidade (mensal, trimestral etc.) e autorização para uso de crédito, caso o saldo esteja insuficiente.

Cada banco firmará parcerias com empresas interessadas, como seguradoras, que deverão configurar a cobrança recorrente via API ou arquivos, definindo datas e valores. O débito é executado no prazo estabelecido, sem necessidade de nova autorização mensal do cliente.

O sistema segue os protocolos de segurança do Pix. Antes de cada débito, o banco envia uma notificação ao cliente com os detalhes da cobrança (valor, data e recebedor), garantindo total transparência.

O cliente pode cancelar ou alterar a autorização a qualquer momento diretamente no app do banco. O cancelamento é imediato, mas cobranças já programadas para o mesmo dia ainda podem ser efetivadas.

Em caso de suspeita de cobrança indevida ou valor desconhecido, o consumidor deve contatar imediatamente a empresa responsável, utilizando os canais oficiais de atendimento, para esclarecer a origem da cobrança.

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