Notícias
Fonte: CQCS
20/01/2022
1 Comentário(s)

Governo estuda possibilidade de criar o open health

A ideia central é que haja maior transparência no setor de planos de saúde

O governo está estudando a possibilidade de editar uma medida provisória ainda neste ano para criar um sistema de “open health”, inspirado na plataforma de “open banking”, sistema idealizado pelo Banco Central para dar maior transparência ao setor bancário. As informações são do site Valor Econômico, em matéria publicada dia 19/01.

A ideia central é que, a exemplo do que vem sendo implantado por etapas no país com os bancos, haja maior transparência no setor de planos de saúde. E que seja criado um grande registro nacional de dados sobre pacientes e indicadores sobre saúde suplementar a ser compartilhado entre operadoras e pacientes.

Segundo o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, o compartilhamento de dados de clientes, por meio da plataforma de “open health”, pode levar uma operadora nova ou já atuante no mercado, por exemplo, a oferecer um plano mais barato para um paciente que eventualmente use pouco hospitais ou outros serviços de saúde.

O “open health” é inspirado em modelo adotado no mercado de saúde da Austrália e seu conceito já está inserido nas diretrizes gerais aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde Suplementar (Consu), no fim do ano passado, no sentido de incentivar maior oferta de serviços de saúde, estimular o surgimento de mais operadoras e reduzir preços praticados nesse momento.

Presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), Renato Casarotti diz que tem acompanhado as falas do ministro da Saúde sobre os benefícios do “open health”, em eventos públicos do setor. A entidade, porém, ainda não foi convocada para uma reunião específica sobre o tema.

“A ideia é boa, conversa muito com esse momento em que estamos falando de Lei Geral de Proteção de Dados, de as informações serem do titular. A lógica faz bastante sentido”, diz Casarotti. “O importante é entender como isso se encaixa no setor de saúde, que é um pouco diferente do setor bancário”, disse.

 

Proteja-se com a

× Como posso te ajudar?