Uma pesquisa encomendada por uma seguradora e realizada pela empresa Datafolha mostra que Vitória foi a capital do Brasil com a maior redução no número de acidentes (com registro DPVAT) entre 2016 e 2017.
Um dos motivos que podem explicar essa redução é o programa Vida no Trânsito.
“A equipe analisa cada acidente e toma providências de acordo com as causas. E isso faz com que as medidas de prevenção sejam tomadas o mais rápido possível. Se for algo de infraestrutura, a gente resolve, se foi por culpa do motorista, investimos mais na conscientização”, disse o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação Vander Borges.
O gerente do Programa Cidade Educadora na PMV, Ramires Maurício Brilhante, afirma que o Vida no Trânsito busca uma articulação entre vários setores da Prefeitura para evitar os acidentes. “É eficaz porque as medidas são tomadas com base em evidências, em dados concretos sobre os acidentes. E os resultados já aparecem”.
Dados
No Brasil:
– Em 2017, os acidentes ocorridos e já indenizados pelo seguro DPVAT apresentaram redução de 22% em relação às ocorrências do ano anterior.
– Os casos de invalidez permanente representaram a maioria dos acidentes indenizados no ano passado (68%).
– Os acidentes fatais indenizados registraram redução de 13% em relação ao mesmo período de 2016 e sua participação foi menor na quantidade de ocorrências em relação às demais coberturas (12%).
– No ano de 2017, a maior incidência de acidentes foi com vítimas do sexo masculino, mantendo o mesmo comportamento dos anos anteriores. A faixa etária mais atingida no período foi de 18 a 34 anos, representando 49% do total das indenizações pagas, o que corresponde a quase 119 mil indenizações.
– A motocicleta foi o veículo com o maior número de acidentes no ano de 2017. Apesar de representar apenas 27% da frota nacional, concentrou 76% das ocorrências.
Programa Vida no Trânsito
A Prefeitura de Vitória investe no Programa Vida no Trânsito em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O programa faz parte das ações de Vitória como Cidade Educadora, coordenado pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges).
A iniciativa faz parte da programação da Década de Ações para Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo, até 2020, diminuir acidentes nos 10 países que concentram metade das mortes no trânsito registradas em todo o mundo. O Brasil é o quinto no ranking, atrás de China, Índia, Rússia e Estados Unidos.