O produto que tem não está bom e precisa ser mudado. Devemos alterar a estrutura de governança desse seguro até o final do ano”, afirmou Solange Vieira, da Susep. De acordo com ela, ainda que o órgão regulador não tenha uma medida preparada, a ideia é de que as alterações sejam feitas em breve.
Desde que assumiu a autarquia, em março desse ano, Solange já deu sinais de que vai fazer mudanças no DPVAT. Recentemente acabou com a Comissão Permanente do Seguro DPVAT e criou quatro diretorias.
Ela tem dito que a autarquia também deve adotar medidas de desburocratização das regras do mercado de seguros. “Queremos mais cobertura e concorrência com o crescimento do setor. E tudo isso precisa ser feito com qualidade e novos produtos”, disse ela.
Durante participação em evento do mercado de seguros, Solange Vieira destacou o papel da Susep em incentivar a concorrência entre as empresas para oferecer mais cobertura à população. “O Governo está disposto a encolher, mas precisa que setor esteja pronto para entrar no mercado e a distribuir novos produtos. O mercado deve ver na concorrência um aliado para o desenvolvimento”.
Ela também acredita que é preciso ter mais empresas atuando no setor. “Gostaríamos que o leque de produtos aumentasse e a nós cabe a eliminação de barreiras para isso acontecer, com queda do preço e aumento da qualidade”. No tema concorrência, a Susep tem buscado incentivar as seguradoras a elevar a qualidade dos serviços prestados e a redução dos preços praticados.