Você notou que não pagou o DPVAT 2023? Está se lembrando que até 2020 o dono do automóvel, da picape, da moto, do caminhão, do ônibus pagava seguro obrigatório? Ele era a proteção do motorista ou passageiro que sofreu um acidente com qualquer veículo, ou pedestre que era atropelado: ferimento ou morte. O DPVAT cobria isso e quem pagava isso era a Seguradora Líder.
Ficou provado e comprovado que essa Seguradora Líder desviava bilhões de reais. Vocês imaginam milhões de veículos no Brasil contribuindo todo ano com DPVAT, o seguro obrigatório. E tanto ela extorquia, enfiava a mão no bolso do motorista, do dono do carro, que, em 2020, o governo resolveu interferir nisso.
E a Susep fechou a seguradora Líder, porque ela comprovadamente desviava bilhões de reais. Mas ainda encontrou no caixa alguns bilhões R$ 4 bilhões a 5 bilhões. Então a Susep levou essa grana toda pra Caixa Econômica Federal e falou: “você agora fica responsável pelo seguro obrigatório, pelo DPVAT”. Mas a quantidade de dinheiro que tinha era tamanha que não se cobrou mais o seguro obrigatório de 2020 até o DPVAT 2023.
Então tem muita gente que diz: “o governo agora está muito bonzinho e nos isentou de pagar o DPVAT 2023”. Bonzinho nada, é porque tinha dinheiro sobrando em caixa. Pode saber que para o próximo ano, vamos voltar a pagar o seguro obrigatório. Obviamente muito menos do que antes, para não permitir que ninguém enfie a mão no seu bolso nem desvie bilhões. Por sinal, quem desviou esses bilhões até hoje está solto na praça.