Tem muito motorista feliz porque neste ano, novamente, não vai pagar o Seguro Obrigatório, o DPVAT. Mas não há motivo para estar feliz, e sim para estar muito triste, porque esse dinheiro saiu do seu próprio bolso. Como assim? Assista ao vídeo e entenda!
O DPVAT era administrado pela seguradora Líder, um consórcio de grandes grupos seguradoras aqui no Brasil. A Seguradora Líder aprontou tanta maracutaia, roubou tanto, que, no final de 2020, ela tinha bilhões e bilhões de reais sobrando no caixa.
Esse DPVAT passou então a ser administrado pela Caixa Econômica Federal. E, no ano passado, em 2021, tinha tanto dinheiro, tantos bilhões de reais, que ela decidiu nem cobrar o DPVAT: foi indenizando a todas as vítimas dos acidentes de trânsito – para isso é que serve esse seguro – com o que tinha em caixa.
Acabou o ano de 2021 e continuaram os bilhões de reais em caixa. Então não será preciso, de novo, cobrar o DPVAT este ano dos proprietários de automóveis, porque ela tem dinheiro para indenizar – que você mesmo pagou nos últimos anos.
E o ressarcimento dos valores já cobrados do DPVAT?
Essa foi a solução mais simples, porque o correto seria devolver o dinheiro tomado do dono do carro, da motocicleta, do caminhão, da picape… Então, a maneira mais simples foi qual? Não cobrar o DPVAT em vez de devolver o dinheiro, porque seria muito mais complicado.
Mas o que é o pior sobre esses bilhões que foram roubados: ninguém foi preso, nem processo na justiça houve contra essa quadrilha que enfiou a mão no nosso bolso. Entendeu por que eu questionei essa felicidade de não ter que pagar o DPVAT esse ano? A gente deveria estar era triste com o rumo de todos esses acontecimentos.