Conte um pouco de sua história
Sou a Fernanda Oliveira, tenho 44 anos, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, mãe da Anna Flávia; adoro viajar, estar com a família e amigos; sou graduada em Ciências Contábeis, MBA em Gestão Estratégica de Negócios e estudante do MBA Gestão Corporativa e Tesouraria na USP (atualmente minha maior satisfação). Além destes títulos, realizei cursos voltados para gestão de pessoas na FGV, PNL (Programação Neurolinguística), dentre outros.
Iniciei minha carreira na área administrativa no ramo da construção civil e, desde cedo, já sabia que, para evoluir, tinha que me qualificar e entender de pessoas. Quando entrei para faculdade, meu objetivo era trabalhar em empresas que me proporcionassem fazer carreira. A busca por uma posição profissional só estava começando. Escutei vários “nãos”, enfrentei o mercado voltado para homens e sempre tive que provar a minha capacidade e competência no ambiente masculino, quebrando paradigmas. E, com o autoconhecimento, com aprendizado e muitos feedbacks absorvidos, fui me desenvolvendo tecnicamente, já que buscava ser uma referência na minha área.
Tive a oportunidade de trabalhar com profissionais fantásticos, que contribuíram imensamente para meu crescimento e para ser a profissional que me tornei hoje. E tenho sempre o privilégio de conhecer pessoas brilhantes que colaboram com o meu aprendizado diário.
Como e quando iniciou a sua trajetória no mercado de seguros e quais foram os seus principais desafios?
Iniciei no mercado de seguros como estagiária na área Operacional em uma seguradora com matriz em Minas Gerais. No começo foi uma chuva de informação com muitos termos técnicos; tudo era novidade, pois não conhecia nada de seguros. Em 4 meses fui efetivada na área financeira e a cada porta aberta era um aprendizado. Tive líderes que souberam extrair o meu melhor e me ensinaram a acreditar na capacidade de aprender cada vez mais.
Hoje me orgulho muito de estar há 24 anos atuando no mercado de seguros, com passagem em 4 seguradoras: Minas Brasil, Zurich, Porto Seguro e Pottencial; atuando nas áreas Financeira, Tesouraria, Técnica de Emissão, Operacional e Subscrição Auto, além de, também, ter contribuído na formação de muitos profissionais, trazendo bagagem e segurança para ingressar na Gente Seguradora, para compartilhar conhecimento e contribui no desenvolver pessoas.
O caminho é uma montanha russa com altos e baixos, mas o importante é sentir leve, equilibrada emocional e satisfeita por ter tido coragem de enfrentar os obstáculos que me fortaleceu ao longo da minha jornada. Convicta que aprendemos sempre.
O que você faz hoje na Gente Seguradora?
Em julho de 2022 passei a fazer parte do time da Gente Seguradora, assumindo a gestão Financeira do grupo, com o desafio de estruturar a área, com a necessidade de quebrar paradigmas, fortalecer propósito da área, engajar e desenvolver colaboradores para formar um time robusto, estimulando a equipe para realizarmos entregas e resultados consistentes.
Para isso é necessário ter um propósito claro e com uma comunicação efetiva em todas as esferas, para permitir o engajamento dos colaboradores, estimulando a visão de inovação com Geração de Valor, foco em resultado, foco no cliente e alcance de processos funcionais. E Quando vejo o engajamento dos times, para mim é a melhor indicação que estamos seguindo no caminho.
Deixe aqui uma mensagem para os novos colaboradores que estão chegando no mercado de seguros
O mercado de seguros é muito amplo e fascinante. Quem entra, dificilmente sai. A cultura do Brasil vem mudando e amadurecendo. A cada ano clientes ficam mais exigentes e as seguradoras devem manter a busca contínua pela excelência e inovação para atender, encantar, superar, conquistar e fidelizar seus clientes.
E com a exigência cada vez mais forte do mercado, abrem-se oportunidades para novos profissionais. Assim, é preciso estar atualizado a respeito das tendências e expectativa do ramo como a automação e inteligência artificial. Ter foco no cliente, entender a necessidade e oferecer produtos e serviços que gerem valor.
Além disso, aconselho ter o seu propósito pessoal bem alinhado e vestir sempre a sua camisa com ética, porque assim você poderá agregar e gerar valor em qualquer organização que você atuar, de gente para gente.