Todo o início de um ano é motivo de muita alegria, quer por força de conquistas pessoais e profissionais realizadas e alcançadas no decorrer do vigente, quer em razão da comemoração de mais um ano vivido particularmente quando nossa saúde está, ainda, a pleno vapor.
Neste sentido vamos persistir no dealbar de mais 365 dias sempre com muita resiliência e, sobretudo, com muita determinação na obtenção de mais conquistas a cada dia aliada com muito sucesso em toda a gama de atividade que se persegue na busca de nosso bem e no dos outros, ou, até parafraseando o que disse o escritor alemão Johann Wolfgang Von Goethe, no sentido de que os homens procuram e se identificam com seus iguais.
Garantir interesse legítimo relativo à pessoa ou coisa contra riscos predeterminados, utilizando-se e plagiando o que está dito no artigo 757 de nosso Código Civil, que cuida de um dos princípios basilares do contrato de seguro é garantia de uma proteção cada dia mais consciente e primária de todos os que desejam o bem estar individual, ou coletivo.
Esse é o leitmotiv, como forma de uma ideia que reacende em seus múltiplos reaparecimentos que inspiram uma preocupação dominante objetivada por cada um de nós sobreviventes do planeta terra.
Com projeção em qualquer interesse, seja ele na mais abrangente expressão se visa colimar uma garantia contra um futuro incerto e totalmente aleatório, independentemente de nossa previsibilidade como mero seres mortais que somos num universo multifacetário.
O risco, outro princípio básico do contrato de seguro, arrosta em seu bojo uma proteção que se deseja na constância diária de um ano que está prestes a iniciar.
O prêmio não na acepção exata do contrato de seguro, é uma finalidade que abarca uma utilidade moral e social que brota latente no ânimo de qualquer indivíduo que procura o seu bem estar e do seu próximo.
Neste pensar todos nós engajados em um Novo Ano pensamos e renovamos nossa mensagem de fé e esperança.
Diante destas brevíssimas colocações quero deixar meus agradecimentos a todos os nossos fiéis leitores e dedicadas leitoras, nomeadamente ao José Carlos Tegami para que em seu nome estenda a todos os operadores do seguro um 2023 com muita saúde, sucesso, conquistas e realizações no Ano que vai nascer.
Voltaire Marensi
Advogado e Professor