Quase 17 mil acidentes de trânsito com vítimas foram registrados nos três primeiros meses de 2021, só na região metropolitana de São Paulo, conforme levantamento feito pelo O Globo. 70% desses acidentados não conseguiram receber o DPVAT.
Em janeiro deste ano, a Caixa Econômica Federal (CEF) assumiu o pagamento das indenizações do Seguro DPVAT e o atendimento passou a ser 100% digital. As vítimas e/ou seus beneficiários devem solicitar a indenização pelo próprio celular, por meio do aplicativo Caixa DPVAT. Ocorre que tem sido constante as reclamações sobre a falta de funcionalidade do aplicativo.
No aplicativo, o cadastro é feito com o CPF e é possível anexar os documentos que comprovem os dados da vítima e os detalhes do acidente. Todo o acompanhamento do processo deveria ser feito pela internet, com a liberação do dinheiro em uma poupança por meio do Caixa Tem.
A Caixa informou que, desde o começo do ano, cerca de 33% – ou seja, somente 3 em cada 10 – dos pedidos de indenização foram atendidos ou estão com documentação pendente de regularização. O banco informou que é possível também fazer a solicitação pessoalmente em uma agência bancária.