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Foto: ENS | YouTube Fonte: Gerson Anzzulin | Jornal do Comércio

A influência dos 30 anos do Real no mercado segurador

Plano Real teve o grande mérito de trazer estabilidade; o desenvolvimento do setor de seguros é atrelado à economia; se a economia vai vem, o segmento tende a crescer
06/07/2024

No dia primeiro de julho de 1994, o Brasil entrou oficialmente na era do Real. Com a nova moeda, o país sepultou os longos períodos inflacionários. A influência dos 30 anos do Real no mercado de seguros é o tema da entrevista com o coordenador acadêmico e professor da Escola de Negócios e Seguros, Luiz Macoto Sakamoto.

O que significou o Plano Real e a consequente implantação da moeda há 30 anos no Brasil?

O Plano Real teve o grande mérito de trazer estabilidade. O desenvolvimento do setor de seguros é atrelado à economia. Se a economia vai vem, o segmento tende a crescer e foi isto o que aconteceu nos últimos 30 anos.

Por que os planos apresentados antes do Plano Real, como Cruzado, Bresser, Verão e Collor não deram certo?

Fundamentos econômicos. Avaliando pela perspectiva histórica, o mérito do Plano Real foi perceber o fenômeno da inflação inercial. Os preços aumentavam em função da perspectiva da inflação futura. Os idealizadores do Plano compreenderam que a inflação iria cair se ocorresse a implantação de uma nova moeda sem os efeitos da inflação inercial. Nos planos anteriores, a simples troca de moeda não trouxe estabilidade porque os fundamentos econômicos não estavam firmes.

Como as seguradoras operavam no período inflacionário?

Existia tarifas padronizadas naquela época. A competição não se dava pelo produto, mas sim na área comercial. Em época de hiperinflação, as seguradoras eram investidoras institucionais. As provisões eram aplicadas no mercado financeiro. Assim, esses ganhos aplacavam o resultado operacional. Atualmente, o resultado das companhias vem dos produtos.

Em 2023 a CNseg lançou o Plano de Desenvolvimento do Mercado Segurador. A principal meta é atingir 10% do PIB até 2030. Essa proposta é a amostra que o mercado segurador acredita na estabilidade da economia brasileira?

Se o índice de participação do mercado de seguros no Produto Interno Bruto de um país é baixo, significa que o segmento não é desenvolvido naquela economia. A produção do mercado de seguros no Brasil em 2023 totalizou R$ 669 bilhões. Isto representa 6,2% do PIB brasileiro. No início do Plano Real, essa participação era de 1,3%. Na comparação com economias mais desenvolvidas, estamos abaixo do índice de participação no PIB. Quando a CNseg lança um desafio desse porte, de chegar a 10% do PIB, trata-se de uma aposta no desenvolvimento da economia, estabilidade e modernização do setor.

Para atingir essa meta, é importante atingir as faixas C e D da população?

A média per capta de arrecadação de seguros no País está em torno de R$ 3 mil. É um número baixo se fizermos uma comparação com economias de outros países. No Brasil, o produto seguro é uma mercadoria consumida pelas classes A e B e com pouca penetração na classe C e D. O que está se procurando é elaborar produtos que sejam adquiridos por estas classes. O auxílio funeral se encaixa nesta proposta.

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