Em 1984, há quase 40 anos, em plena força da juventude, arrisquei-me a trabalhar com seguros. Digo que me arrisquei, pois o mercado de seguros, na época, não era tão conhecido, comparando-o com os dias de hoje. Não tínhamos tantas ferramentas para mensurar os resultados e a concorrência também era pouca. Hoje temos plataformas para multicálculo, orçamentação online, atendimento através de inteligência artificial, ura dinâmica, entre outras facilidades.
Na época eu quase não tinha clientes e os produtos também eram limitados. Hoje posso dizer que sou um corretor de seguros que, com muito esforço, conseguiu boa performance. Não foi sorte, mas o esforço do meu trabalho.
Hoje sou diretor comercial da Alper Consultoria e Corretora de Seguros SA, onde temos mais de R$ 2 bi em prêmios administrados e uma carteira com mais de 15.000 clientes. A Alper possui filiais em São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Sergipe, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Conta com um time de 650 colaboradores especializados e os seguros que mais comercializa são: Benefícios, P&C (Propriedade e Responsabilidade Civil), Agro e Garantias.
Depois desses, praticamente, 40 anos como corretor de seguros, acredito que estamos reaprendendo a atuar no mercado pelos meios digitais. Não tem volta. Esse é o futuro! O mercado ainda caminha a passos lentos, principalmente porque o cliente não tem plena confiança em adquirir seguros pelos canais digitais. Sinto que eles precisam de um consultor, de uma pessoa de confiança, que é o corretor de seguros.
A Alper, hoje, atua em duas operações relevantes da Gente Seguradora, obtendo bons resultados: o Bike da Gente e o Gente Automóvel para as frotas de empresas. O Bike da Gente foi construído e aperfeiçoado juntamente com a Gente Seguradora, já o Gente Automóvel possibilita a ampliação da nossa carteira, sempre de forma alinhada para manter saudável e rentável a operação.
Acredito que o diferencial da Gente Seguradora é estar sempre muito próxima do corretor de seguros, com decisões rápidas e disponível para levar novas soluções para o segurado.
Aqui vai a minha dica para os novos corretores de seguros que estão chegando no mercado:
Seja inovador, estude muito o mercado e os produtos oferecidos pelas seguradoras. Escute sempre o cliente para saber o que ele precisa e não o que você acha que ele quer. Não vivemos de achismo, mas de resultados!