[TRANSCRIÇÃO]
O Mateus e a Simone estão enfrentando uma dificuldade danada para conseguirem dar entrada no DPVAT: [Mateus] “meu acidente foi no dia 26 de fevereiro e depois de um tempo eu dei entrada no DPVAT, até então o processo está em andamento, então está nesse atraso aí.”
A Caixa Econômica Federal assumiu no começo do ano a gestão dos recursos e pagamentos do DPVAT, depois de firmar contrato com a Superintendência de Seguros Privados, autarquia ligada ao Ministério da Economia que regula o mercado de seguros.
Aí que está, a Simone disse que depois que foi para a Caixa, ela que é despachante, não tem retorno dos casos que ela representa: “todos os acidentes ocorridos em 2021, temos duas formas de dar entrada no DPVAT, ou pelo aplicativo da Caixa, no celular da vítima, ou entregando o processo na agência, o que é o caso desses aqui, com procuração. Só que nenhuma dessas formas não funciona, então em 2021 não teve ninguém que conseguiu receber o DPVAT.”
Acidentes ocorridos até 31 de dezembro do ano passado, independentemente da data de aviso, permanecem sob responsabilidade da Seguradora Líder, que até então era gestora do seguro. A Caixa toma conta dos casos que aconteceram esse ano.
A orientação é que o processo seja feito pelo aplicativo, mas ele não está funcionando muito bem segundo quem precisa. [Mateus] “O aplicativo é o seguinte: eu tento entrar nele, eu tento registrar um negócio para dar acesso a ele e eu não consigo, porque trava lá. Eu já tirei foto com documento e nada, não consigo ter acesso. Eu entro na internet normal, é falha no aplicativo mesmo.” Quem não consegue trabalhar tem pressa para receber. “sempre procuro saber da Simone e sempre está em análise, sempre está atrasado, né.” O valor que vai receber você já sabe ou não? “Não, ainda não”. Nem isso saiu? Nada? “Não, nada.”
[Simone] “E nós conseguimos vir até a agência, que essa é a minha agência onde eu tenho conta, e consegui dar entrada em cinco processos, inclusive o do Mateus, só que a gente não tem resposta. Outros que a gente tentou entrar e fazer o pedido do DPVAT pelo aplicativo pede para a gente procurar uma agência, só que a gente chega na agência e não tem atendimento. Não tem quem procura, não tem quem resolve, muitas vezes o nosso cliente está acamado, muitas vezes ele está lá com amputação de membro, as vezes com uma perna amputada, está com uma lesão na coluna em cima da cama. Como que ele vai sair da casa dele e vir até a Caixa para regular o aplicativo?