A Susep publicou portaria no Diário Oficial da União, na terça-feira, 7 de junho, nomeando a jornalista Thais Ruco para o cargo de chefe da Assessoria de Comunicação da autarquia.
Thaís Ruco atua como jornalista especializada no mercado de seguros desde 2002, tendo passado por diversas publicações da mídia especializada, recebido troféus do “Prêmio Allianz de Jornalismo” e “Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros”. Trabalhou como assessora de imprensa e comunicação de dezenas de empresas do setor.
Ela também é autora do artigo intitulado “Boa comunicação é chave do sucesso”, publicado no portal da SOU SEGURA e que reproduzimos abaixo:
Boa comunicação é chave do sucesso
“Quem não se comunica, se trumbica”. Em seu legado, o saudoso Chacrinha alertou para a importância de uma boa comunicação, e como isso pode abrir grandes oportunidades, seja nos relacionamentos interpessoais ou nos negócios. Ouço de várias pessoas a desculpa – “Não preciso falar e escrever tão corretamente, não sou jornalista”.
Todos precisam saber se comunicar bem, escrever e falar de forma adequada, clara, fazendo o receptor entender o que se quis dizer. Deveria ser simples, mas não é o que vemos e ouvimos, tanto que causa estranhamento um texto relativamente bem escrito ou um discurso mais elaborado.
Por isso, saber falar e escrever corretamente faz a diferença e nivela por cima pessoas e profissionais – dá um ar de propriedade, mesmo que a cultura esteja somente neste quesito. Os tempos mudaram e a internet veio como um turbilhão, colocando todos nós em um redemoinho noticioso e de informações por todos os lados. Hoje todos estão mais expostos, por meio das redes sociais, e cada um pode colocar ou formar opiniões, no entanto isso passou a demandar olhares cada vez mais específicos sobre a construção de imagem e reputação.
Saber falar e escrever corretamente é primordial para todos, mas desenvolver reportagens, artigos, ou até mesmo discursos planejados para um resultado efetivo, ter estratégias de construção de narrativa de marca, é para especialistas. Afinal, por mais que pareça que a internet colocou todos como jornalistas da noite para o dia, estudar jornalismo tem um propósito.
Por isso, executivos podem e devem contar com assessores de comunicação para desenvolver gestão e curadoria de conteúdo em seus perfis nas plataformas online (LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, blogs pessoais e corporativos) e até mesmo a produção de longos artigos ou livros no modelo ghost writer, em que o jornalista escreve o texto mas seu nome não aparece.
Muitas vezes a missão do especialista é passar para o papel todo o conhecimento do executivo, que sabe se expressar verbalmente, mas não organizar em palavras escritas, ou até mesmo fazer pesquisas e apresentar o material pronto. Apostar na comunicação interna e externa é, no final, dirimir a margem de erro daquele profissional que deseja estar em evidência. Tudo é uma questão de orientação e treino, assim como se comunica melhor quem pratica leitura e escrita.
Veja meu caso, estou tão acostumada a fazer textos em ghost writer, seguindo a linha de pensamento de determinados executivos, seus discursos e suas linhas de negócios, ou reportagens em que literalmente reportamos as opiniões e informações dadas pelos profissionais entrevistados, que hesitei na hora de colocar os holofotes sobre mim, escrevendo um artigo em primeira pessoa, oferecer conteúdo meu.
Atuo há 18 anos como jornalista do mercado de seguros, por isso logo pensei em abordar os impactos da pandemia no setor, a aceleração da modernização, a regulamentação da telemedicina às pressas, os atuais anseios de corretores de seguros e seguradores…
Mas, já que era um texto propriamente meu, decidi apresentar meu universo, e a importância dos profissionais da mídia para o setor. Casa de ferreiro espeto de pau, atualizo LinkedIn de vários executivos com artigos sobre seus conhecimentos, e não tinha com os meus.
Comunicação pode ser muito mais abrangente, deve incluir também media training (treinamento de porta-vozes da empresa para falar com a imprensa) e cursos de oratória, aprimorando as técnicas para se comunicar e se expressar em um palco, apresentar conteúdo de forma a cativar, com dicas até de movimentação da voz para não deixar o público cair no sono. Investimento em assessoria de imprensa e em publicidade, que no caso do setor de seguros existe uma gama de bons veículos para levar a mensagem ao público-alvo, também são muito importantes para a divulgação das ideias e negócios.
Na publicidade se utiliza uma analogia para a importância da comunicação, dizendo que consumimos mais ovo de galinha do que de pata, embora o segundo seja maior, mais resistente e com maior teor nutritivo, pelo fato de que a pata põe o ovo em silêncio, enquanto a galinha cacareja e, com isso desperta a atenção do mercado. Para expandir um negócio é indispensável ter uma boa comunicação, que possa impressionar, gerar interesse, convencer. Sem isso é difícil vender o produto ou a ideia, por melhor que sejam. E contar com um apoio nessa área pode ser mais simples e vantajoso do que imaginava.