fique de olho economista Tatiana Pinheiro
Economia
19/08/2025
0 Comentário(s)

Tarifaço dos EUA pressiona economia do Brasil, mas governo lança medidas de alívio

Créditos, postergação de tributos e ampliação do Reintegra buscam dar fôlego a empresas brasileiras

 

Na coluna Fique de Olho, da UrGente em parceria com o Gente Grupo, a economista-chefe da Galapagos Capital, Tatiana Pinheiro, explica que o governo brasileiro anunciou medidas emergenciais para apoiar os setores mais atingidos pelo Tarifaço dos Estados Unidos (EUA), que elevou impostos sobre produtos de dezenas de países.

Entre as ações estão novas linhas de crédito, ampliação dos fundos de seguro e resseguro, postergação do pagamento de tributos federais nos meses de setembro a novembro e aumento da devolução de impostos via o programa do Governo, chamado Reintegra.

Nesse último ponto, a devolução para micro e pequenas empresas subiu de 3% para 6%, e para grandes empresas, de 0,1% para 3,1%. Segundo Tatiana, o objetivo é dar tempo para que os setores mais afetados possam se reorganizar e buscar novos mercados. Ela ressalta, no entanto, que será preciso uma segunda etapa, em que o governo atue também nas negociações com os EUA e no apoio à abertura de novos destinos de exportação.

No cenário internacional, os Estados Unidos divulgaram o CPI de julho, que mostrou inflação de 0,3%, após meses de estabilidade. O aumento veio principalmente do setor de serviços e deve levar o Federal Reserve (Fed) a adiar os cortes de juros, apesar de parte do mercado de renda fixa ainda apostar em redução já em setembro.

Segundo a economista, nessa semana, os holofotes estarão voltados para o Simpósio de Jackson Hole, tradicional encontro no Kansas que reúne autoridades do Fed, representantes do governo e acadêmicos. O evento deve indicar se a queda de juros nos EUA virá ou não em setembro.

Proteja-se com a