O mercado de seguro para motorhomes vive um momento de alta no Brasil, impulsionado principalmente pelo interesse que cresceu a partir da pandemia, quando muitos viajantes viram no veículo a liberdade de manter seus roteiros sem depender de hotéis ou voos. Pioneira no setor, a Omprela Corretora de Seguros atua há 33 anos com contratos específicos para este tipo de veículo, aprimorando cláusulas e coberturas ao longo das décadas. Hoje, a empresa é parceira exclusiva da Gente Seguradora para oferecer um produto ainda mais completo e competitivo.
Segundo Jorge Bazacas, sócio-fundador da Omprela, os estados do Sul — especialmente Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná — lideram a contratação. “Nosso seguro é calculado sobre o valor segurado, não necessariamente o valor real do veículo, variando entre 1,5% e 2,5% ao ano. Isso o torna proporcionalmente similar ao de um carro comum”, explica.
Entre as coberturas mais procuradas estão proteção contra incêndio, raio, explosão, colisões, eventos da natureza e danos a terceiros. O contrato inclui ainda diferenciais como cobertura para veículos rebocados, fundamental para quem leva um carro ou moto acoplados ao motorhome, e proteção para a parte interna, incluindo móveis e eletrodomésticos.
O seguro da Omprela cobre automaticamente viagens para Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru e Bolívia, sem custo adicional. “Mesmo que o cliente não viaje para esses países, a cobertura está lá. E, quando ele vai, complementa apenas com seguros obrigatórios locais, como a Carta Verde”, explica Bazacas.
Outro diferencial é que o uso do motorhome, seja como moradia fixa ou para viagens ocasionais, não altera o valor do seguro. Apenas modelos usados para locação têm custo um pouco maior, com franquias diferenciadas. O perfil do condutor também não influencia no preço. “A maioria dos proprietários tem mais de 50 anos, mas cada vez mais vemos pessoas na faixa dos 30 a 40 anos entrando nesse estilo de vida”, diz.
Além dos motorhomes, a Omprela também assegura trailers, escritórios e consultórios móveis. A assistência 24 horas inclui guincho, troca de pneu, carga de bateria, chaveiro e abastecimento emergencial, hoje disponível em todo o território nacional.
Bazacas reforça que o atendimento personalizado é parte essencial da proposta. “Faço questão de explicar cada cláusula, porque um seguro assim não é um produto de prateleira. Ele foi sendo lapidado ao longo de 33 anos para atender às necessidades reais de quem vive e viaja sobre rodas”, diz.