O Relatório Anual 2018 da administradora do DPVAT, divulgado na última semana, traz, pela primeira vez, o “Indicador DPVAT”, que apresenta o retrato da violência no trânsito nos Estados e Capitais brasileiras, proporcional à frota desses locais. O levantamento garante uma geração de dados mais precisa sobre o trânsito e apresenta uma perspectiva diferente da que leva em consideração apenas a quantidade de pagamentos do Seguro DPVAT.
No recorte dos Estados, o Indicador DPVAT mostra que Rondônia, Roraima e Tocantins lideram o ranking do cruzamento proporcional à frota. No levantamento, as capitais Boa Vista, Porto Velho e Campo Grande ocuparam os três primeiros lugares. O Indicador mostra que, a cada 10 mil veículos, foram pagas, em Rondônia, por exemplo, 91 indenizações nas três coberturas do Seguro DPVAT. Já São Paulo, Estado com a maior frota do País, teve 17 indenizações pagas nessa mesma proporcionalidade. O ranking completo dos Estados segue abaixo:
Além da nova visão do indicador, o Relatório Anual também traz rankings que mostram as dez capitais com mais indenizações pagas por cada uma das três coberturas (morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e suplementares) e os dez municípios que mais receberam indenizações em cada região do país.
Confira abaixo o documento completo.