Os documentos exigidos para dar entrada no pedido de indenização do seguro DPVAT já podem ser digitalizados a partir dos pontos de atendimento. Com a medida, os beneficiários manterão em seu poder a documentação original, segundo informa a Seguradora Líder, que prevê redução do prazo total de análise do sinistro e a diminuição de despesas com extravio de documentos.
Além disso, a companhia acredita que o sistema digital da documentação de sinistros irá melhorar a qualidade e aumentar a produtividade. O superintendente de Projetos e Processos de Sinistro da Seguradora Líder, Ronigley Ferreira, conta que “através dessa iniciativa o prazo médio do processo de indenização foi reduzido e, com isso, houve ganho de qualidade para o beneficiário, além de redução dos custos para a companhia e desburocratização do ciclo de processos para os nossos parceiros”, conforme relata a newsletter da companhia.
Em uma segunda etapa desse projeto, Ronigley Ferreira conta que a seguradora planeja verificar quais os tipos de informações relevantes para o processo de indenização que também podem ser coletadas de forma eletrônica, dispensando o pedido da documentação e simplificando ainda mais o acesso ao seguro DPVAT.
O projeto piloto da digitalização foi implementado em janeiro na Seguradora Líder, em seis seguradoras consorciadas, no Sindicato dos Corretores de Minas Gerais (Sincor-MG) e junto a corretores parceiros do Estado do Rio de Janeiro. À newsletter da Líder, Diogo Azevedo, da Gente Seguradora, fala sobre o impacto da digitalização, especialmente no processo de atendimento. “Além do ganho de performance na regulação do sinistro, o prazo para pagamento também terá ganho considerável. Será possível, também, informar o número do sinistro ao beneficiário no momento do atendimento”, destaca.
A Seguradora Líder prevê estender o sistema digital para todos os parceiros até final de março.