[TRANSCRIÇÃO]
Acredite se quiser: mas aqui dentro desse volante pode ter nitrato de amônia. Exatamente a mesma substância que fez explodir com uma intensidade gigantesca o porto de Beirute, no Líbano; matou mais de 100, feriu milhares. Uma explosão que atingiu cidades a 5, 10 quilômetros de distância.
Mas por que pode ter dentro desse volante o nitrato de amônia?
Porque a Takata, que era – ela faliu – a maior fábrica de airbags do mundo, lá no Japão, resolveu substituir um gás que ela usava pelo nitrato de amônia dentro dos airbags. E depois que se passava alguns anos, com a absorção da umidade e às vezes com a temperatura, esse nitrato de amônia no caso de um acidente, para inflar a bolsa do airbag, esse nitrato explodia com tanta violência que quebrava o deflagrador em estilhaços; que voavam a quase 300 km/h contra o motorista ou contra os ocupantes.
Só no Brasil, morreram dois com esses estilhaços de airbag. No mundo inteiro foram dezenas de mortos e centenas de feridos; foi o maior recall da história, para substituir esses airbags. Mais de 100 milhões de carros envolvidos. Acontece que nem todos levaram o carro para trocar o airbag na concessionária, ainda que seja gratuito o reparo.
Calcula-se que ainda existam 30 milhões de carros rodando no mundo com nitrato dentro do volante, no airbag. No Brasil, tinham 3,5 milhões carros com esses airbags; deles, apenas 1,5 milhões foram levados nas concessionárias para trocar o airbag. Faz as contas: ainda tem dois milhões de carros no rodando no Brasil, um pode ser o seu, com nitrato de amônia dentro do volante. Se você der uma pancada frontal, já viu o que pode acontecer, né?!
Estilhaço de aço contra você! Ou contra o outro ocupante do carro também. Então, confira se o seu carro não está no recall do airbag da Takata. Vai na concessionária para a substituição gratuita dessa arma mortífera que se tornou o airbag da Takata!