Notícias
10/10/2017
0 Comentário(s)

Número de brasileiros mortos no trânsito continua a subir

Os casos de mortes decorrentes de acidentes de trânsito no Brasil deram salto de 42% em agosto último, frente a igual mês de 2016. O número de brasileiros tombados no asfalto no período aumentou de 3.236 para 4.595. O primeiro semestre do ano já fechara com avanço de 27%. Com a alta de julho, também de 42%, e agosto, em oito meses o salto foi de 31,5%, de 20.969 para 27.582 óbitos. Os números são da Seguradora Líder.

Segundo o levantamento da empresa, só em agosto, foram pagas 37.934 indenizações para casos de morte, invalidez permanente e despesas médico-hospitalares decorrentes de acidentes de trânsito no País. O número é 8% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado.

Apesar de representar a maioria das indenizações, os casos de invalidez permanente, ao contrário dos óbitos, ficaram estáveis em agosto, subindo apenas 1%. Foram 27.482 registros, contra 27.165 em agosto de 2016. Já as indenizações pagas em agosto na área médico-hospitalar subiram 24%, de 4.727 para 5.857 ocorrências.

Os motociclistas ainda são as principais vítimas de acidentes. Avaliando somente o mês de agosto. Das 16.977 indenizações pagas por invalidez permanente a motoristas vítimas de acidente, 15.270 foram a motociclistas. Em números percentuais, eles representaram quase 90% dos condutores indenizados neste tipo de cobertura durante o mês de agosto.

“Parece notícia antiga, mas, infelizmente, não é. Os motociclistas continuam no topo das estatísticas de trânsito e sempre com números preocupantes. A análise e disseminação das estatísticas do seguro DPVAT pode contribuir para o desenvolvimento de ações de prevenção de acidentes mais efetivas”, diz o presidente da Seguradora Líder, Ismar Tôrres.

O recorte estatístico de agosto foi divulgado durante a Semana Nacional do Trânsito, encerrada no último 25 de setembro. A data é celebrada desde 1997, quando foi instituído o Código de Trânsito Brasileiro. O período é utilizado, anualmente, pelos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, para alertar a população sobre o tema, já que o número de acidentes cresce a cada dia.

>
× Como posso te ajudar?