O que precisamos conhecer com profundidade em vista de nossa atividade profissional precisa ser listado e elaborados planos de ação para, disciplinadamente, cumprirmos nossa função de eliminar nosso desconhecimento em assuntos que deveríamos dominar. São os nossos analfabetismos e conhecê-los é o primeiro passo para eliminá-los.
Supondo que você já tenha pelo menos uma vez pensado sobre seu futuro e sobre sua pessoa, faço a seguinte pergunta: no que você é analfabeto? Todos somos analfabetos em algum assunto. Ou, falando melhor, todos somos analfabetos em muitos assuntos. A maioria deles não nos interessa, é lógico! Eu, por exemplo, sou analfabeto no assunto “estudo de fantasmas tarados” ou em “técnicas para costurar linguiça na Sibéria”. Mas há assuntos onde eu e todos nós deveríamos ter mais cultura e não temos. Esta é a lista dos assuntos onde somos (e não deveríamos ser) analfabetos. Tudo o que precisamos fazer é identificar esta lista e fazer um plano de ação para sermos alfabetizados.
Parece simples, mas não é! A causa? Muitos são arrogantes e não admitem que são analfabetos. Há empresários mestres na arte de empreender, mas analfabetos em gestão. Há engenheiros brilhantes em técnicas eletrônicas ou mecânicas, mas analfabetos em treinamento. Há supervisores especialistas em máquinas, mas analfabetos em produtividade.
A questão é exatamente esta: o fato de você ser brilhante em uma ou outra área ou de você ser o diretor ou o presidente não elimina o seu analfabetismo em determinados assuntos. O fato de você ter subido na vida e ser um vencedor é espetacular, mas não elimina seus analfabetismos.
O ponto crítico: seus analfabetismos o impedem de ser ainda melhor e ter mais sucesso, e você não reconhece este gargalo.
Às vezes, gastamos muito tempo analisando os erros e as deficiências dos outros, mas esquecemo-nos que temos erros e analfabetismos também. E que, antes de mudarmos os outros, precisamos melhorar a nós mesmos.
Vamos para a ação: sente, baixe o nariz e liste seus analfabetismos. Depois, faça um plano de ação e vá em frente. Seja humilde, aprenda a aprender novamente e você, ao estudar e entender suas fraquezas, vai tornar-se ainda mais forte.