A partir desta semana, a newsletter UrGente, publicada pelo Gente Grupo nas redes sociais e enviada a colaboradores, parceiros, clientes e profissionais do setor de seguros, estreia sua nova editoria de análise econômica semanal. A seção, intitulada “Fique de olho”, será conduzida pela economista-chefe da Galapagos Capital, Tatiana Pinheiro.
No cenário internacional, os Estados Unidos mantiveram a taxa de juros em 4,5%. No Brasil, o Banco Central prosseguiu com o ciclo de elevação da Selic, que agora alcança 14,75%. De acordo com Tatiana, esse movimento deve se encerrar com a Selic em 15%, o maior patamar desde 2006.
“Como resultado, já é possível observar sinais de desaceleração na atividade econômica, especialmente a partir do segundo trimestre. A tendência é que essa desaceleração se intensifique no segundo semestre, acompanhada por uma queda gradual da inflação”, avalia a economista.
Outro destaque da semana foi o acordo provisório firmado entre Estados Unidos e China para redução mútua das tarifas de importação. Os EUA devem diminuir suas tarifas sobre produtos chineses de 145% para 30%, enquanto a China fará o mesmo com os produtos americanos, reduzindo as tarifas de 125% para 10%.
Na visão de Tatiana, a medida representa um gesto estratégico por parte dos EUA, que devem adotar uma postura mais conciliadora durante os 90 dias de trégua. “A expectativa é que este seja o começo do fim das tarifas elevadas. Para a maioria dos países, a tarifa deve se estabilizar em torno de 10%. No caso da China, ainda um pouco acima, mas bem distante do patamar anunciado em abril”, conclui.