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Foto: Reprodução Fonte: Roberto Ribas I Segs

Mercado de seguros: inovar é essencial

A transformação digital tem mudado a realidade de diversos setores, melhorando sua relação com os consumidores e ajudando a desenvolver produtos e serviços mais aderentes
02/05/2022

Quando tudo parecia estar bem, um evento extraordinário obriga a readequar planos de uma hora para outra. Assim foi com o próprio surgimento da Covid-19, de suas variantes e, mais recentemente, da guerra na Ucrânia. A comparação de acontecimentos de tamanha escala com situações de nossa própria vida pode soar exagerada, mas o ponto é: estamos sempre sujeitos ao inesperado.

E não deveria ser diferente ao considerarmos contratar um seguro: a princípio parece uma despesa, talvez nada aconteça conosco. Mas quando surge o extraordinário, nos damos conta de que foi, realmente, um investimento necessário. Mudar o senso comum sobre o setor passa por vários fatores — e um deles pode partir das próprias seguradoras: o investimento em inovação.

A transformação digital tem mudado a realidade de diversos setores, melhorando sua relação com os consumidores e ajudando a desenvolver produtos e serviços mais aderentes, de acordo com a necessidade do cliente. E as seguradoras que investirem nessa área poderão aproveitar tais oportunidades com maior eficiência.

Um exemplo do benefício dessas tecnologias é a inteligência artificial, por meio da qual as seguradoras conseguem fazer diversas análises. É possível saber como o cliente dirige, quais tratamentos fez durante o ano, se o bairro em que trabalha ou reside é seguro etc. São informações que melhoram a análise de perfil do segurado e qualificam a entrega de valor da empresa.

Esse é um de vários aspectos nos quais a tecnologia pode ser usada a favor do negócio. Implementar tais inovações, no entanto, requer disciplina, rigor e revisão contínua dos resultados, fazendo as correções necessárias. A utilização de conceitos como a metodologia ágil auxilia no alinhamento de processos, tornando mais rápida a tomada de decisões — e, lá na ponta, melhorando a experiência do cliente.

Internamente, é preciso trabalhar a comunicação, a capacitação e a informação que chegam aos seus colaboradores. É um passo importante para evitar possíveis resistências, garantindo uma mudança menos turbulenta. Para tanto, as lideranças devem engajar os funcionários, deixando claro que inteligência e trabalho humano são insubstituíveis e necessários para atuar com a tecnologia. Além disso, deve-se mostrar que tudo faz parte de um crescimento coletivo.

Com as inovações, ganham todos: os colaboradores, que têm novas e melhores práticas e oportunidades; a empresa, que qualifica sua produtividade e processos, além de ficar mais competitiva; e os clientes, que recebem serviços e atendimento eficientes e de acordo com suas necessidades. É, em suma, um seguro de vida e saúde para a própria seguradora.

 

Roberto Ribas, Chief Strategy Officer (CSO) da Brivia

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