Na cidade de São Paulo já é possível transferir pontuação de multas pela internet, conforme informa o site da prefeitura. O serviço está disponível no portal do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV). Pela WEB, o procedimento permite que o processo de indicação de condutor seja concluído em dez dias.
Até então, a transferência de pontuação da carteira de habilitação do proprietário de um veículo para o verdadeiro condutor responsável por uma infração era solicitada apenas por Correio ou pessoalmente, e levava, em média, dois meses, segundo o DSV.
A partir de agora, o proprietário do veículo multado também poderá acompanhar o andamento do processo no novo portal do DSV. “Esse é mais um passo que a SMT dá no caminho da modernização, viabilizando um serviço com maior rapidez e comodidade ao cidadão, com menos burocracia e maior transparência”, explica o secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.
Ainda neste segundo semestre do ano, o portal do DSV permitirá que recursos de multas também sejam feitos pela internet. E a análise da defesa da autuação ficará mais rápida. O procedimento, que leva atualmente de três a quatro meses, será concluído, em média, em 15 dias.
Para se cadastrar no novo site do DSV, o proprietário do veículo deve ter em mãos RG, CPF e número do Renavam do veículo. Em seguida, acessar o portal pelo link https://dsvdigital.prefeitura.sp.gov.br, e criar um login com CPF e número do Renavam do veículo e preencher dados pessoais.
O site apresentará ao proprietário a opção de indicar o motorista infrator. Deverão ser inseridos, então, os dados do condutor do veículo no momento da infração. O documento gerado pelo site precisará ser assinado por ambos (condutor e infrator) e, depois, digitalizado e anexado no próprio site.
O passo a passo é explicado em vídeo que a SMT disponibilizou no YouTube.