Quem é da região de Canoas, Grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, provavelmente já ouviu falar de Carmem Zanatta que, em 1992, fundou a Zanatta Corretora de Seguros.
No início da década de 1990, o mercado de seguros não era tão popular como nos dias de hoje. O seguro de carro era mais difundido nas grandes cidades, mas o restante dos produtos, não. E esse foi um dos principais desafios no início da Zanatta Seguros: tornar a cultura do seguro popular na região e ajudar a proteger a renda de muitas famílias brasileira.
Desde o início, a Zanatta tem uma administração familiar, razão pela qual reuniu toda a família nesse negócio. Hoje é administrada pelos filhos Rosana, Ana Paula e Marcio Zanatta, com a 3ª geração, que são os netos de Carmem Zanatta, trabalhando na corretora também.
Hoje temos um leque de produtos sendo: Seguro de Vida, Seguro Residencial, Seguro Empresarial, Seguro de Automóvel, Consórcio, entre outros. O carro-chefe, por enquanto, é o Seguro Auto.
Acreditamos que fortalecer a marca é a principal estratégia. Os meios digitais favoreceram isso, ampliando o nosso alcance e aumentando as vendas. É um caminho sem volta e faz parte dos novos desafios que surgem, no entanto, a forma antiga que sempre deu resultado deve ser respeitada e aperfeiçoada, sobretudo no que diz respeito ao contato humano, o olho no olho, o saber ouvir o cliente e oferecer a melhor opção para a sua necessidade, de gente para gente.
E quando falamos de gente para gente, não passa batido a parceria que temos com a Gente Seguradora, que já dura há décadas, pois esse é o diferencial da gente: uma seguradora acessível e próxima do corretor de seguros. Além disso, temos um excelente laço de amizade que essa parceria comercial nos proporcionou, a partir do seu vice-presidente, Marcelo Wais.
O mercado de seguros vem crescendo muito e, consequentemente, surgem novos corretores de seguros. Se eu fosse dar alguma dica para esses novos corretores, diria:
- Atenda bem o seu cliente e dê o seu melhor;
- Estude e conheça bem o mercado de seguros, inclusive os seus concorrentes;
- Amplie a rede de contatos e prospecte novos clientes;
- Utilize a tecnologia a seu favor, como as redes sociais e ferramentas de organização;
- Trabalhe com um funil de vendas para saber em que estágio está o seu cliente.
- Acredite em você e não desista no primeiro obstáculo.