Escolher o melhor seguro de vida para deixar você e sua família mais tranquilos pode parecer muito complexo, mas é mais simples do que parece. Com um pouco de paciência e tranquilidade é possível encontrar aquele plano que se encaixa perfeitamente no seu orçamento e suas necessidades.
Descubra qual é o seguro de vida mais indicado para você
Cada pessoa tem preocupações e necessidades diferentes, e o mercado de seguros oferece uma grande variedade de produtos para quem quer garantir mais tranquilidade caso algum problema inesperado aconteça.
Por isso é preciso ter bem definido qual o objetivo de fazer um seguro de vida antes de contratar um produto que, na hora da necessidade, não seja o ideal para o seu problema.
Entenda que situações podem estar amparadas pelo seu seguro de vida
Mesmo com a cobertura obrigatória por morte natural ou acidental é possível que o seu seguro também possa ser utilizado em outras situações como casos de invalidez por acidente, doenças graves, assistência no caso de desemprego, incapacidade temporária, invalidez permanente.
Para combinar esses e outros benefícios com o seu seguro verifique quais as opções disponíveis com o seu corretor de seguros.
Certifique-se de que a mensalidade do seguro não comprometa o seu orçamento
Muita gente se atrapalha nesse ponto e acaba tendo problemas pouco tempo depois de assinar o contrato e dar início ao pagamento das mensalidades do seguro de vida.
O ideal é fazer um cálculo para confirmar se o valor do prêmio ou das mensalidades não vão pesar no orçamento da família.Os valores gastos com seguro de vida têm de ser considerados na hora de elaborar o seu orçamento.
Existem muitas opções hoje no mercado com mensalidades mais baratas e coberturas interessantes.
Analise todos os tipos de coberturas disponíveis
As principais coberturas disponibilizadas pelas seguradoras atualmente são:
- Doenças graves;
- Invalidez laborativa permanente total por doença;
- Invalidez funcional permanente total por doença;
- Diárias de incapacidade temporária;
- Morte por acidente;
- Invalidez permanente total por acidente;
- Despesas médicas, hospitalares e odontológicas.
Na hora de decidir que tipo de coberturas você quer combinar com o seu seguro de vida é preciso levar em conta vários aspectos, como sua idade, histórico médico, sua profissão e outras informações que podem ser importantes para não deixar nada de fora da sua apólice.
Verifique se existe a possibilidade de contratar um seguro que seja resgatável
Os seguros de vida resgatáveis estão disponíveis no mercado brasileiro e basicamente permitem ao segurado fazer o resgate dos valores pagos total ou parcialmente mesmo que não tenha ocorrido nenhum tipo de sinistro durante o período de vigência do contrato.
Normalmente esse tipo de plano possui uma vigência superior a 10 anos, o que ser usado como uma forma de criar uma reserva financeira, mesmo que esse tipo de plano não se enquadre na condição de investimento.
Consulte um advogado antes de assinar o contrato
No mercado de seguros, assim como em qualquer outro, existem os profissionais sérios que sempre procuram atender as necessidades de seus clientes e os que só se preocupam com suas comissões.
Por isso, depois de pesquisar e fazer simulações com vários corretores e decidir qual é o seguro de vida mais indicado para o seu perfil é preciso consultar um advogado.
Já com o contrato em mãos procure um advogado civil para que ele possa analisar todos os termos do seu contrato e orientá-lo como proceder casos algo esteja em desacordo com a lei.
Isso pode evitar uma boa dose de transtornos decorrentes de um contrato mal redigido ou mal-intencionado, que podem custar muito mais caro do que uma consulta jurídica.
Seguindo essas recomendações fica muito mais fácil encontrar o seguro de vida mais adequado para o seu perfil e o seu bolso, garantindo que o seu contrato realmente protege você e sua família.