[TRANSCRIÇÃO]
Olá para todos, Paulo Mubarack falando.
Hoje é sábado, 22 de agosto, o inverno parece estar indo embora e, junto com ele e se Deus quiser, essa porcaria de pandemia.
Então nesse sábado eu vou ser muito breve. Estamos no sábado de manhã, talvez em muitos lugares do País, a maioria deles, o sábado ensolarado, e sem dispõe a um pensamento: uma empresa, assim como a vida, é um lugar de situações difíceis.
Após 23 anos de consultoria e mais 14 anos de Gerdau, eu acho que já estou bastante acostumado com situações difíceis e situações difíceis requerem escolhas difíceis. E quando uma escolha é difícil, por exemplo, você precisa tirar o seu filho da empresa porque ele não serve. Por exemplo, você precisa demitir um funcionário dedicado, 30 anos trabalhando na empresa, mas que também não serve mais. Se desatualizou, está na zona de conforto… você precisa tirar o seu irmão da empresa. Essas são decisões muito difíceis, mas uma decisão difícil tem dois parâmetros.
1. Você deve fazer o que a empresa precisa. Você deve fazer o que deve ser feito e nunca o que você gostaria de fazer. Essa é uma diferença extremamente relevante.
2. Nessas situações nunca há uma boa escolha. A sua escolha vai fazer você sofrer. Nunca a escolha vai ser ótima, mas você deve estar preparado para isso, porque a empresa, assim como a vida, é um lugar de sangue, suor e lágrima.
Paulo Mubarack gravou esse áudio em 22 de agosto de 2020.