Lançada em meados de dezembro, a operação Rodovida já conseguiu obter uma redução de 10% nos acidentes de trânsito comparado a outros anos entre acidentes mais graves. A informação é do diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Vicenzi, através de um vídeo em que faz um balanço parcial da operação.
Elmer Vicenzi atribuiu o resultado parcial ao esforço de cada ministério na sua área de atuação, seja na fiscalização, seja nas campanhas de conscientização e educação do trânsito. A operação, uma iniciativa do governo federal, procura envolver também estados e municípios com o objetivo de reduzir os acidentes e as mortes no trânsito. Pela União participam órgãos vinculados aos ministérios da Justiça, Cidades, Saúde e Transportes.
A Operação Rodovida 2016-2017, iniciada em 16 de dezembro, tem como pretensão agir em época de maior movimento nas estradas: festas de final de ano, férias escolares e Carnaval, razão pela qual se estenderá até 5 de março. Nesses períodos, são intensificadas as campanhas educativas e a fiscalização sobre alcoolemia, excesso de velocidade, motocicletas, ultrapassagens irregulares e transporte de crianças.
A iniciativa faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, criado em 2011 em resposta à decisão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança do Trânsito. A meta é reduzir na década 50% das mortes decorrentes de acidentes de trânsito.