Notícias, Seguros
Foto: Reprodução | Fonte: Segs
20/02/2019
0 Comentário(s)

A DESMONTAGEM DA CORRETAGEM: Não existe venda casada no Brasil, mas existe União Estável na venda

Quem não recebeu uma intimadíssima proposta para comprar seguros na ocasião de um financiamento?

O verbete é meu: Não se trata mais de Venda Casada, mas de uma União Estável de interesses econômicos profunda e enraizada.

No passado lutávamos contra a venda casada nos bancos. Aliás, quem não recebeu uma intimadíssima proposta para comprar seguros na ocasião de um financiamento? Ninguém diz que existe isso, mas o fato é que virou costume, transformando-se numa espécie de Lei em branco. Talvez não chamemos isto de Direito Costumeiro, pela ordem. Pois ofenderia o Costume, que deveria a tese chamar-lhe bom.

E como, até hoje, ninguém confirma ou admite o casamento, pensamos que isso virou um conjugado sem ofício. E casamento sem papel é considerado União Estável. Negativamente, não estou colocando essa premissa no mesmo bloco definido pela constituição brasileira. Pois aquela é digna e familiar; coisa boa, natural e de Deus.

Mas o diabo da vantagem é que certas estipulações nos agridem vulgarmente, Basta dizer que, dificilmente, alguém exige de um subordinado que preste um serviço assim: Empurra o seguro prestamista dentro deste contrato. Ou faz ele assinar a proposta do carro no financiamento do automóvel. Ou põe o seguro da casa no custeio do financiamento, sem ele saber. Ou enfia o seguro de acidente pessoal no cartão de credito do cliente. Ou disfarça aquela capitalização debitada na conta do correntista. Mas é do tipo: Me ajuda aí a cumprir as minhas metas?

Justamente nas exigências do desempenho funcional está o sintoma da venda casada. No Brasil não dá para perceber. Ninguém quer falar a respeito. As autoridades fogem disso e o povo come o embrulho sem sal, empurrado como para um doente em cama de hospital. Me responda: Pode isto?

Mas o que isso tem a ver com o desmonte na corretagem? Tudo! Com corretor de seguro a venda casada é desarticulada. O corretor, muitas vezes, faz venda cruzada e não a venda casada. O corretor conhece as necessidades do consumidor e luta por ele. Por isso que seguro jamais deveria ser vendido sem corretor.

Presidente Jair Bolsonaro, um apelo, pois sua assessoria nos lê. O pedido é que interfiras neste mercado, para salvaguardar o consumidor. O corretor de seguros agradece!

Pra terminar, a união é estável, no sentido mais inquietante que a palavra possa significar. E permite interpretar como uma estabilidade do erro, do vício, do compromisso ilegal.

 

Armando Luis Francisco
Corretor de Seguros

Proteja-se com a

× Como posso te ajudar?