O significado da palavra kipá é “arca”, em referência à Arca da Aliança, onde se guardavam as Tábuas da Lei de Moisés. Tal significado fica compreensível quando pensamos em seu formato. A kipá é um lembrete constante da presença de D’us. Está sempre relembrando ao homem que existe Alguém acima dele, Alguém Maior que o acompanha em todos os lugares, Alguém que o protege e que o guia, como a Arca. Assim, com o kipá, D’us estará sempre com você, onde quer que você esteja.
Queremos lembrar que, além de toda a qualidade que disponibilizamos a nossos clientes, há Alguém acima de nós. Alguém que ilumina e protege nossas ações.
A kipá deve estar sempre sobre a cabeça dos homens, lembrando-os de que estão sendo observados. Isso faz com que reflitam mais sobre suas ações. Já as mulheres estão dispensadas de seu uso, porque, segundo a Cabala, a alma feminina é mais sensível ao sagrado e sublime e não precisa de um símbolo para lembrar a presença de D’us.
A mensagem trazida pela kipá alcança nosso coração de duas maneiras. Uma delas é nas ocasiões em que estamos prestes a fazer algo errado – e então a kipá estará lá, mesmo que no fundo de nossa consciência, lembrando-nos de que teremos de prestar contas de nossos atos. Outra maneira de nos alcançar é nas situações em que nos vemos em apuros: por mais perdido que nos encontremos, a kipá nos recordará que alguém está conosco.
A kipá é uma peça simples, mas, em sua singeleza, dá o testemunho de um fato glorioso: a presença vigilante de D’us.