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Recadastramento: 30 dias para atender a 63 mil corretores

A 30 dias do prazo fatal, 30 de setembro próximo, em um processo iniciado em 1º de junho, os corretores de seguros recadastrados até 30 de agosto sequer chegavam a preencher a casa de 7 mil…
12/09/2017

A 30 dias do prazo fatal, 30 de setembro próximo, em um processo iniciado em 1º de junho, os corretores de seguros recadastrados até 30 de agosto sequer chegavam a preencher a casa de 7 mil, isso em um mercado em que atuam estimados 70 mil profissionais. Ou seja, apenas cerca de 10% deles cumpriram, em três meses, o chamado compulsório de atualização cadastral feito pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). A obrigatoriedade consta na Circular 552/2017, que prevê, como penalidade, a suspensão do registro profissional daquele que não atender tal exigência.

Diante dos números, tudo indica que haverá uma corrida nessa reta final do prazo legal. Congestionamento à vista, considerando como fato a existência de 70 mil corretores de seguros em atividade no Brasil. Se aceito este dado, é possível afirmar que nestes 30 dias de setembro a média diária de atendimento será de 2.100 corretores em busca do enquadramento na referida circular.

Segundo o titular da Susep, Joaquim Mendanha de Ataídes, o último recadastramento de corretores de seguros foi em 2008 e dada a importância da categoria, que responde por 85% da distribuição de vendas do setor, o recadastramento é fundamental para a segurança do consumidor e para estudos e ações do mercado de seguros de forma geral. “A Susep e o seu órgão auxiliar, o Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros (Ibracor), estão debruçados no processo de recadastramento porque o órgão supervisor precisa manter a sua base de dados organizada e segura com as informações cadastrais dos profissionais atualizadas”, explicou.

A Susep esclarece que os corretores que finalizarem o pedido de recadastramento dentro do prazo, e o mesmo permanecer em análise por parte da autarquia, não serão prejudicados e os seus registros continuarão ativos até a conclusão da análise. Um outro ponto importante envolve os 3.839 corretores de seguros que não finalizaram o pedido de recadastramento. É preciso verificar o recebimento de dois e-mails da Susep. O primeiro e-mail informará o número do seu pedido e o segundo e-mail trará um link, no qual o solicitante deverá clicar para realizar a confirmação do seu pedido e poder continuar com o processo.

Em caso de dúvidas, o site do Ibracor (http://ibracor.org.br/) possui um passo a passo detalhado sobre o recadastramento e há linhas diretas para os corretores nos telefones (21) 3233-4146, da Susep, e (21) 3509-7070, do Ibracor.

Categorias: Notícias

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